É mais habitual nuns construtores do que noutros, mas a realidade é que nenhum fabricante está imune à fuga de informação. Sobretudo de imagens, dias ou horas antes daquela que deveria ser a sua revelação oficial. A Audi é a mais recente “vítima”, uma vez que o A5 “escapou” antes do previsto.
A fuga deixa ver as primeiras imagens oficiais do novo A5 nas variantes berlina e Avant, que passam a ocupar o lugar do A4, uma vez que os modelos com números pares corresponderão a elétricos, enquanto os modelos com números ímpares terão motores a combustão. Assim, o A4 sobe para A5, e o mesmo acontecerá com o A6 que passará a ser A7.
Nas imagens é possível ver uma assinatura luminosa mais moderna e personalizável na parte superior graças à avançada tecnologia Matrix LED. A grelha Singleframe é agora mais larga e conta com uma malha interna que deixa de lado as finas barras cromadas tão utilizadas pela Audi.
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O estilo musculado é evidente em todas as linhas da carroçaria, mais baixa e plana, com uma traseira mais vincada com uma porta traseira inclinada adornada por luzes LED ligadas por uma barra luminosa.
No interior, vale a pena destacar o enorme ecrã digital de alta resolução equipado com tecnologia OLED nas duas secções que o compõem, uma para a instrumentação principal e outra para o sistema de infoentretenimento.
Está, de resto, assente na plataforma PPC, que nada tem a ver com o PPE utilizada nos novos elétricos, embora partilhem a capacidade de 800 V, o que permite contar com uma nova geração de motores a gasolina e gasóleo equipados com tecnologia híbrida ligeira, tanto de 2 litros de quatro cilindros como de 3 litros de seis cilindros.
O acesso à gama será feito com um motor 2 litros com 150 cv, tanto a gasolina como a diesel, embora o primeiro seja totalmente novo por possuir sistema de ciclo Miller equipado com turbocompressor de geometria variável e motor-gerador elétrico que fornecerá 24cv, juntamente com uma bateria de iões de lítio refrigerada a água. Uma combinação que permitirá autonomia elétrica, por exemplo, para estacionar. O mesmo TFSI de 2,0 litros também será proposto com 270 cv.
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O S5, por sua vez, conta com um potente motor a gasolina de 3 litros e seis cilindros com uma potência máxima de 365cv.
As primeiras entregas estão previstas para o último trimestre do ano, sendo que a gama será reforçada com o lançamento de várias motorizações ao longo de 2025.