A Audi está a implementar o ChatGPT baseado em inteligência artificial através do Microsoft Azure OpenAI Service no seu sistema de infotainment para melhorar as capacidades de controlo por voz dos seus veículos.
A partir de julho deste ano, os proprietários de cerca de dois milhões de modelos Audi fabricados desde 2021 e equipados com o sistema de infotainment modular de terceira geração (MIB 3) poderão interagir com o seu automóvel utilizando linguagem natural e ouvir as informações que gostariam de receber enquanto conduzem.
Os novos modelos como o Q6 e-tron e futuros modelos com a arquitetura eletrónica E3 1.2 receberão o ChatGPT através do Cerence Chat Pro como uma extensão do Audi assistant.
Leia ainda: Peugeot vai incorporar ChatGPT nos seus modelos
A integração do ChatGPT na tecnologia online de controlo por voz dos modelos com MIB 3 a partir do model year 2021, como por exemplo o Audi A3 e posteriores, permitirá utilizar o controlo por voz melhorado para operar os sistemas de infotainment, navegação e AC ou, a partir de agora, para fazer perguntas de conhecimento geral.
“Com a integração perfeita do ChatGPT no nosso controlo por voz, estamos a combinar os pontos fortes de ambas as aplicações”, afirma Marcus Keith, Vice-Presidente de Interiores, Infotainment e Desenvolvimento de Conectividade da Audi.
“Para além de uma gama de funções controladas por voz, os nossos clientes irão agora beneficiar de um acesso simples e seguro a conhecimentos baseados em IA. Este é o próximo passo para uma experiência a bordo de primeira classe nos automóveis Audi”.