Salão Automóvel de Lisboa: tudo o que precisa de saber

Estivemos no primeiro dia do Salão do Automóvel 2017 e contamos tudo

Miguel Costa 21/11/2017 Noticias

Arrancou esta terça-feira, 21 de novembro, na FIL, mais uma edição do Salão do Automóvel, uma oportunidade única de ver de perto (e tocar) algumas das últimas novidades do mercado, mas também de poder apreciar alguns dos automóveis mais belos da atualidade.  

São mais de 300 veículos expostos, entre automóveis novos, mas também seminovos e comerciais, dispostos ao longo dos cerca de 23 mil metros quadrados dos pavilhões 1 e 2.

Acederam à “chamada” marcas dos grupos FIAT (Abarth, Alfa Romeo, Jeep e Fiat), Jaguar/Land Rover, SIVA (Audi, Bentley, Lamborghini, Skoda e Volkswagen) e PSA (Citroën, DS e Peugeot). Mas também os japoneses Honda, Isuzu, Lexus, Mazda, Mitsubishi, Nissan, Suzuki e Toyota; a Kia e Hyundai; a espanhola Seat e as carismáticas Aston Martin e Maserati.

Começando pelas últimas, a Aston Martin exibe o DB11 na edição de lançamento (Lauch Edition), enquanto a Maserati está presente com todos os modelos da gama, sem faltar o SUV Levante.

Ao lado, em grande destaque no Pavilhão 1 encontra-se a Lexus e a Toyota. A primeira trouxe até nós a estreia do luxuoso LS500h, que surge lado a lado com o LC500h e a atualização do CT200h. Na Toyota, destaque para o Auris Touring Sports Freestyle, a versão allroad da carrinha Auris, disponível apenas para a versão híbrida.

Já no grupo FCA, a Abarth trouxe o 595 e o 124 Spider, a Alfa Romeo o Giulia (na versão Quadrifoglio), o SUV Stelvio, além do inebriante 4C Spider num garrido amarelo.

Quanto à Fiat e à Jeep ambas apresentam toda a sua gama, destacando-se, no caso da primeira, a gama Tipo e 500, ao passo que na segunda o novo Compass.

O maior destaque da Honda é o novo Civic Type-R, enquanto na Nissan destaque para o novo Leaf, mas também os renovados Qashqai e X-Trail, a que se juntam o 370Z Nismo e o GT-R.

No espaço da Hyundai salta à vista o SUV compacto Kauai, mas também o novo i30N, com o seu motor de dois litros e 275 cavalos, e o Ioniq na sua variante puramente elétrica.

No lado extremo do pavilhão 1 encontra-se a Kia, que marca presença com duas importantes novidades, o SUV compacto Stonic e a berlina que está a dar muito que falar, o Stinger.

Do lado do grupo Jaguar Land Rover, os nomes mais sonantes vão para o SUV Jaguar E-Pace e o Range Rover Velar, sem esquecer a carrinha da Jaguar, a elegante XF Sportbrake.

A Mazda mostra o renovado CX-5, ao passo que a Mitsubishi faz a estreia nacional do Eclipse Cross, um SUV de estilo coupé que chega ainda este ano, e a Seat o SUV compacto Arona.

No grupo PSA, a maior novidade é a presença do novo DS7 Sportback, o primeiro SUV da DS. No lado da Citroën era o novo C3 Aircross que assume inteiro protagonismo e do lado da Peugeot, os maiores destaques continuam a ser os novos 3008 e 5008.

O espaço da SIVA é, a par com o do Grupo FCA e da Toyota e Lexus, um dos maiores e inclui todas as marcas do seu portefólio, a começar com a Bentley, através da presença do novo Continental GT, da Lamborghini, com um Hurácan Performante e um Aventador S, até à Audi, Skoda e Volkswagen.

Na Audi, destaque para os RS3 Sportback e RS6 Avant, enquanto na Skoda, o Kodiaq assume protagonismo, ao passo que na Volkswagen a estrela maior é o T-Roc, o SUV produzido na Autoeuropa. Destaque ainda para o novo Polo e o Arteon.

Quem não faltou à chamada é a Suzuki, que expõe toda a sua gama de modelos, desde a nova geração Swift ao Ignis, passando pelo Baleno, Vitara e o SX4 Cross.

O Salão do Automóvel estará aberto ao público até ao próximo dia 26, das 15 até às 23 horas até ao dia 24 de novembro (sexta-feira). No sábado, dia 25, as portas vão abrir-se às 10 horas e encerram apenas às 23 horas. No domingo, dia 26, a abertura vai ser efetuada às 10h, mas o fecho das portas está previsto para as 20 horas.

As entradas têm um preço de cinco euros, mas este ano há a novidade do bilhete de família, em que dois adultos e dois jovens (dos 11 aos 16 anos) pagam apenas nove euros. As crianças até aos 11 anos têm entrada gratuita.

Tome nota dos destaques do Salão do Automóvel 2017:

Abarth

124 Abarth

Alfa Romeo

Stelvio

Giulia Quadrifoglio

Aston Martin

DB11

Audi

RS3 Sportback

RS6 Avant

Bentley

Continental GT 

Citroen

C3 Aircross

DS

DS7 Crossback

Fiat

500X

Honda

Civic Type R

Hyundai

Kauai

i30 N

Ioniq Electric

Jaguar

E-Pace

XF Sportbrake

F-Type 4 cilindros

Jeep

Compass

Kia

Stinger

Stonic

Lamborghini

Huracan Performante

Aventador S

Land Rover

Range Rover Velar

Lexus

CT200h

NX300h

LS500h

LC500h

Skyjet - Réplica da nave Skyjet interveniente no Filme “Valerian e a cidade dos mil planetas” movida a pilha de combustível (hidrogénio) reflete visão da marca para o ano 2740.

Maserati

Ghibli

Levante

Mazda

CX-5

Mitsubishi

Eclipse Cross

Nissan

Leaf

Micra

GT-R

Peugeot

5008

308 GTi

Seat

Arona

Ibiza

Skoda

Kodiaq

Suzuki

Swift

Ignis

Toyota

Auris Touring Sports Freestyle (versão allroad do Auris Touring Sports)

Volkswagen

Polo

T-Roc

Deixe o seu comentário