Ensaio ao Ford Puma ST-Line X Gold 1.0 EcoBoost 155cv. Um Puma de coleção!

Este não é um Puma qualquer. É um Puma desenhado por entusiastas, que certamente agradará a quem procura um SUV compacto divertido e muito especial. Saiba porquê

Este não é um Puma qualquer. É um Puma desenhado por entusiastas, que certamente agradará a quem procura um SUV compacto divertido e muito especial. Saiba porquê

As listas brancas indiciam que este não é um Puma qualquer. É um Puma “desenhado” pelos entusiastas e resultou de um concurso lançado pela Ford no Instagram e no Twitter com o objetivo de descobrir qual o visual ideal para o Puma. O resultado não deixa ninguém indiferente (até mesmo os que preferem maior descrição…) e faz muitos pensarem que estão na presença de um Ford Puma ST com “vitaminas”.

O que acaba por acontecer uma vez que é o 1.0 Ecoboost, mas não um simples 1.0 Ecoboost, mas a versão MHEV com 155 cv e caixa manual de seis relações. Um bom começo.

O que o distingue (e enche desde logo o olhar…) são as faixas brancas, que atravessam todo o carro, contrastando com o cinzento, que, por sua vez, contrasta com as belas jantes douradas, de 18 polegadas, que dão nome a esta edição especial. Têm um desenho aberto, que deixa ver os discos e especialmente a cor das maxilas.

Tudo é acompanhado por outros detalhes “especiais”, como o spoiler grande atrás, para-choques ST-Line e pespontos castanho/dourado na pele do volante, além de outros detalhes na mesma cor espalhados pelo interior.

Por falar do interior, a montagem é uma referência e os materiais são agradáveis ao tato e à vista. Também merece destaque o espaço generoso que faz do Puma uma das referências no segmento e a melhor posição de condução, embora alta, é fácil de alcançar.

O ecrã do sistema de infoentretenimento apresenta bons grafismos e é fácil de utilizar, mas podia ser um pouco maior, para melhorar a visibilidade e o detalhe. Já o espaço nos lugares de trás é suficiente para um B-SUV, o Puma não é dos mais habitáveis do segmento, mas a mala tem um bom volume de 456 litros e um compartimento impermeável sob o piso.

1.0 Ecoboost de 155cv

O motor escolhido para esta edição assenta no conhecido e reconhecido 1.0 Ecoboost a gasolina com ligeira eletrificação ou apoio híbrido (MHEV), identificado pela etiqueta Hybrid que aparece logo a seguir à designação EcoBoost (na traseira). Com três cilindros em linha, de 998 cc, injeção direta, turbo, surge apoiado por um pequeno motor elétrico (11,5 kW-16 cv, posicionado à frente, na transversal), o qual é alimentado por uma bateria suplementar de iões de lítio (0,48 kWh).

O resultado são 155 cv, que o aproximam dos 170cv do Puma ST, e o que dá a este Puma uma resposta convincente por parte do motor na maior parte das situações, bem ajudado pela transmissão manual de seis velocidades, cujo escalonamento nem sequer é demasiado longo, tendo ainda uma afinação precisa do seletor e passagens rápidas, à boa maneira da Ford.

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As recuperações estão em linha de conta com esse rendimento (190 Nm de binário máximo entre as 1750-2250 rpm), sem que haja hesitações ao longo dos vários regimes, sempre acompanhado por uma interessante toada acústica.

O consumo oscila entre 5,8 e 6,2 litros por cada 100 km, sendo que, com uma condução mais suave e calma, é possível alcançar consumos na ordem dos 5 litros aos cem. Mesmo quando se explora um pouco mais do conjunto mecânico (e chassis…), a média não aumenta de forma brusca, sendo possível aferir valores perto dos 6,6 litros aos 100 km.

Por outro lado, é capaz de acelerar dos 0 aos 100 km/h em 8,7 segundos, o que fica um pouco aquém dos 7,4 segundos anunciados para o Puma ST de 170cv, uma diferença que parece maior na teoria e não tanto na prática. A Ford anuncia uma velocidade máxima de 200 km/h.

Em estrada, a reputação dinâmica do Puma confirma-se na totalidade – excelente chassis e suspensões –, mostrando-se bastante fácil de guiar: rápido, certinho e previsível nas reações, destacando-se ainda a excelente resposta da direção, com um bom tato, precisa e progressiva, que convida sempre a uma condução mais “acelerada”.

Equipamento generoso

Com imagem bem trabalhada e assente em pormenores que puxam (e bem!) pela vertente dinâmica do Puma, esta série especial distingue-se ainda pelo equipamento de série. Bancos, volante e pára-brisas aquecidos, sistema de som B&O, faróis máximos automáticos e sistema de estacionamento automático são apenas alguns exemplos. Em opção estão disponíveis equipamentos como o banco do condutor com função de massagem (375 euros) ou os faróis Full LED (854 euros).

Tudo somado, a versão especial Gold Edition certamente agradará a quem procura um SUV compacto divertido e que encha as medidas aos mais exigentes. O preço, de 32.590 euros, não é propriamente acessível, mas também este é um Puma diferente. E a diferença, paga-se…

MAIS

  • Comportamento dinâmico
  • Motor
  • Equipamento

MENOS

  • Dimensões do ecrã de infoentretenimento 
  • Preço

Ford Puma ST-Line X Gold 1.0 EcoBoost MHEV 155cv

Motor: 3 cilindros em linha

Cilindrada: 999cm3

Potência: 155 cv às 6000 rpm

Binário máximo (Nm): 190

Tração: Dianteira

Caixa: manual de seis velocidades

Aceleração (0-100 km/h): 8,7 segundos

Velocidade máxima: 200 km/h

Consumo de combustível (WLTP Combinado): 5,7 l/100 km

Emissões de CO2: 130 g/km (WLTP)

Peso: 1334 kg

Preço da versão base: 32.590 euros

Preço unidade ensaiada: 36.272 euros