O Range Rover Sport SV Mild-hybrid V8 bi-turbo de 635cv acaba de demonstrar o desempenho de travagem e as vantagens de durabilidade do seu sistema opcional de travões cerâmicos em carbono ao completar um teste de pista de duas semanas no Autódromo Internacional do Algarve com um único conjunto de discos e pastilhas de travão.
Os quatro Range Rover Sport SV Edition One utilizados no circuito de 4,6 km do Grande Prémio de Portimão, em Portugal, foram equipados com o sistema opcional de travões cerâmicos em carbono com pinças Brembo Octyma exclusivas para o SV e os maiores discos de travão dianteiros da indústria automóvel – 440 mm.
Cada veículo completou uma média de 215 voltas ao circuito de 15 curvas, adicionando 987 km aos 1609 km que tinham percorrido antes do teste. Na inspeção após o teste, as pastilhas de travão do sistema de travões cerâmicos em carbono ainda estavam a 30 % do final da sua vida útil.
Leia ainda: Land Rover mostra Range Rover elétrico em testes
Em cada volta ao circuito enfrentou várias zonas de travagem intensa, entre as quais se destaca a primeira curva à direita, onde o Range Rover Sport SV Edition One teve de reduzir a sua velocidade desde 240 km/h na zona de travagem em descida, gerando mais de 1,1 g. O veículo conseguia também exceder este valor em aceleração lateral contínua em curva, mesmo com pneus convencionais para todas as estações.
Os travões opcionais cerâmicos em carbono também proporcionam uma redução de 34 kg de massa não suspensa em comparação com os travões Dual-Cast de série, para além de permitirem um comportamento ainda mais reativo, aceleração superior e melhor qualidade de condução.
Hugo Mazzoleni, Chassis Manager, declarou: “Os discos de travão cerâmicos em carbono tendem a arrefecer muito mais rapidamente do que os discos de travão convencionais em aço, pelo que permitem uma gestão muito melhor da temperatura das pastilhas de travão e, normalmente, proporcionam também uma melhor resistência ao desgaste. O controlo de aceleração lateral e longitudinal do sistema de suspensão 6D Dynamics do Range Rover Sport SV contribui para manter a estabilidade durante a travagem, para que os travões não sofram mais do que o normal num circuito de competição”.
As encomendas do Range Rover Sport SV abrem este verão. Os preços ainda não foram divulgados.