A Land Rover divulgou as primeiras imagens do Range Rover elétrico em testes de desenvolvimento, que estão a ser realizados em condições extremas com o objetivo de garantir o desempenho do veículo assim que chegar ao mercado. O motor integralmente elétrico está a ser submetido a testes de temperaturas extremas, de -40°C no Círculo Polar Ártico, até +50°C nos desertos escaldantes do Médio Oriente.
O construtor britânico está a testar a resposta da bateria e das unidades de propulsão (motor, transmissão, eletrónica…). A natureza elétrica será capaz de melhorar o desempenho em superfícies de baixa aderência, garantindo a capacidade no fora de estrada.
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O novo sistema de controlo de tração, que teve que enfrentar os lagos gelados da Suécia, será uma das grandes novidades do primeiro Range Rover elétrico: em vez de uma configuração tradicional de controlo de tração baseada apenas no sistema de ABS, o Range Rover elétrico distribui a gestão da patinagem das rodas por cada unidade de controlo de tração elétrica, reduzindo o tempo de reação do binário em cada roda de 10 milissegundos para apenas 1 milissegundo.
Este software, desenvolvido internamente na JLR (Jaguar Land Rover), permite controlar com precisão a velocidade da unidade de tração elétrica para gerir a patinagem das rodas, reduzindo a necessidade de intervenção do ABS. Este sistema funciona em conjunto com os sistemas de controlo de estabilidade e com o chassis para proporcionar uma condução ainda mais requintada.
“Estamos a fazer tudo ao nosso alcance, pelo que já estamos a trabalhar no nosso programa de testes físicos e de desenvolvimento, concebido para levar o Range Rover elétrico ao extremo e assegurar que continua a disponibilizar uma performance inigualável”, sublinhou Thomas Mueller, Executive Director, Product Engineering.