A Toyota, com Fernando Alonso, venceu este domingo pela primeira vez as 24 Horas de Le Mans, segunda prova do Mundial de automobilismo de resistência, impondo-se por duas voltas ao outro TS050.
O trio formado por Alonso, pelo suíço Sébastien Buemi e pelo japonês Kazuki Nakajima cumpriu 388 voltas ao emblemático circuito francês, mais duas do que o Toyota TS050 Hybrid, do britânico Mike Conway, do japonês Kamui Kobayashi e do argentino Jose Maria Lopez.
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O francês Thomas Laurent, o suíço Mathias Beche e o norte-americano Gustavo Menezes, em Rebellion R13, terminaram no terceiro posto, a 12 voltas.
A Toyota tornou-se assim no segundo construtor japonês a vencer em Le Mans, depois da Mazda em 1991, e Fernando Alonso no primeiro espanhol a ganhar a prova desde Marc Gené (Audi) em 2009. O piloto asturiano foi também o 33º piloto a estrear-se a ganhar na grande ‘clássica’ francesa de resistência.
O último piloto de Fórmula 1 em atividade a vencer em Le Mans tinha sido o alemão Nico Hülkenberg, em 2015, ao volante de um Porsche.
No início da manhã, quando era o melhor dos BMW M8 GTE, Alex Sims teve um acidente, também nas Curvas Porsche. O inglês levou o carro #82 até às boxes, mas os danos do toque violento nos muros foram irreparáveis. António Félix da Costa viu-se assim fora de prova.
Às 9.00 deste domingo, quando seguia na quarta posição da classe LMP2, Paul Di Resta destruiu o #22 United Autosports Ligier que partilhava com Filipe Albuquerque.
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