Cinco dicas para um regresso às aulas em segurança

Antes de começar a escola, é importante que pais e crianças estejam alerta para a segurança nas estradas junto aos estabelecimentos de ensino

0 aos 100 15/09/2022 Noticias

O mês de setembro marca o regresso às aulas. As estradas perto das escolas devem merecer uma atenção redobrada por parte das crianças, mas também dos condutores. Para evitar situações de maior risco, a Liberty criou uma lista com cinco principais dicas para um regresso em segurança.

1. Deixar as crianças no portão da escola

Se o carro é a melhor opção para levar os seus filhos à escola, tente deixá-los o mais próximo do portão possível para evitar que estes atravessem estradas e corram perigos. Neste trajeto, evite ainda bloquear as passadeiras, estacionar em segunda fila, e ultrapassar carros e autocarros parados perto das escolas.

2. Ter atenção redobrada nas passadeiras junto às escolas  

Este é um alerta para condutores e peões. As estradas e passeios perto das escolas têm, tendencialmente, mais movimento com muitas crianças a correr e brincar. Por isso, é importante ter uma atenção redobrada de forma a antecipar qualquer situação inesperada. É também aconselhável reduzir a velocidade junto destas zonas para conseguir parar sempre que necessário.

3. Priorizar caminhos com menos estrada

Se os seus filhos vão sozinhos para a escola, tente fazer o caminho com eles algumas vezes. Devem ser priorizados trajetos com o menor contacto com a estrada possível e apelar para que as crianças evitem atalhos desconhecidos.

Veja ainda:

4. Quem optar pela bicicleta não deve esquecer o capacete

Se optar por levar os seus filhos de bicicleta ou se estes forem sozinhos neste meio de transporte, assegure-se que utilizam capacete e que o trajeto escolhido tem o menor contacto com carros possível. É também imprescindível que lhes sejam ensinadas todas as regras de trânsito. Os condutores devem também estar atentos à velocidade e comportamento dos condutores de bicicletas e manter distância destes veículos sempre que possível. Para assegurar a proteção de quem escolhe esta alternativa, a Liberty Seguros oferece um seguro que cobre todos os danos pessoais e materiais que possam acontecer no caminho.

5. Aguardar pelos pais dentro da escola

Aconselhar as crianças a aguardar pelos pais dentro da escola é uma forma de assegurar que estas não atravessam estradas sozinhas.

Deixe o seu comentário

Pesquise aqui o seu futuro carro usado

Hyundai Kauai N-Line. Quando a irreverência enche (ainda mais) as medidas
Toyota Yaris 1.5 híbrido. Espécie evoluída