A primeira M3 Touring tem feito correr muita tinta e a BMW está a aproveitar o "ruído" para divulgar "a conta gotas" os detalhes da carrinha desportiva, que, sabe-se agora, foi criada em segredo.
Segundo Christian Karg, que foi encarregado do projeto, a ideia de fazer a carrinha surgiu durante os testes de baixas temperaturas na Suécia dos atuais M3 e M4 em 2019. Karg e sua equipa de desenvolvimento começou a trabalhar na nova carroçaria durante o tempo livre.
Um dia Karg combinou um café com Hubert Weichselbaumer, que é responsável pela criação de protótipos na BMW, a quem pediu que fizesse um de uma maquete M3 Touring para apresentar aos diretores. Para isso recorreram a um velho protótipo do M3 e combinaram com uma carroçaria carrinha.
O projeto acabou por ser aprovado pelos responsáveis, para gaúdio dos entusiastas das carrinhas desportivas, onde vai concorrer com a Audi RS4 Avant e Mercedes-AMG C63, por exemplo.
O motor escolhido é o conhecido motor S58 utilizado no M3, um 3.0 de seis cilindros biturbo a gasolina, a debitar 510 cv na versão Competition. De acordo com a BMW, esta carrinha com selo M terá o mesmo espaço no interior e a mesma capacidade da bagageira da Série 3 Touring.
Veja ainda:
- BMW i7 está quase pronto
- OFICIAL: BMW confirma M3 Touring
- BMW garante motores a combustão por mais 30 anos
Até hoje, a BMW Motorsport apenas fez duas carrinhas “M”, ambas M5, nas gerações E34 e E6. Agora vai fazer um M3 em carrinha, depois de um primeiro protótipo na geração E46.
Deixe o seu comentário