Primeira BMW M3 Touring foi criada em segredo pelos engenheiros

Engenheiros da BMW criaram o M3 Touring antes mesmo do projeto ser aprovado,

0 aos 100 30/03/2022 Noticias

A primeira M3 Touring tem feito correr muita tinta e a BMW está a aproveitar o "ruído" para divulgar "a conta gotas" os detalhes da carrinha desportiva, que, sabe-se agora, foi criada em segredo.

Segundo Christian Karg, que foi encarregado do projeto, a ideia de fazer a carrinha surgiu durante os testes de baixas temperaturas na Suécia dos atuais M3 e M4 em 2019. Karg e sua equipa de desenvolvimento começou a trabalhar na nova carroçaria durante o tempo livre.

Um dia Karg combinou um café com Hubert Weichselbaumer, que é responsável pela criação de protótipos na BMW, a quem pediu que fizesse um de uma maquete M3 Touring para apresentar aos diretores. Para isso recorreram a um velho protótipo do M3 e combinaram com uma carroçaria carrinha.

O projeto acabou por ser aprovado pelos responsáveis, para gaúdio dos entusiastas das carrinhas desportivas, onde vai concorrer com a Audi RS4 Avant e Mercedes-AMG C63, por exemplo.

O motor escolhido é o conhecido motor S58 utilizado no M3, um 3.0 de seis cilindros biturbo a gasolina, a debitar 510 cv na versão Competition. De acordo com a BMW, esta carrinha com selo M terá o mesmo espaço no interior e a mesma capacidade da bagageira da Série 3 Touring.

Veja ainda:

Até hoje, a BMW Motorsport apenas fez duas carrinhas “M”, ambas M5, nas gerações E34 e E6. Agora vai fazer um M3 em carrinha, depois de um primeiro protótipo na geração E46.

Deixe o seu comentário

Pesquise aqui o seu futuro carro usado

Pub
Nissan Juke 1.0 DIG-T N-Design: Perfil ganhador