Grecale, o novo SUV da Maserati

Novo SUV italiano chega no segundo semestre com motores de quatro e seis cilindros, além de uma versão elétrica Folgore

0 aos 100 22/03/2022 Noticias

Tem nome de vento (tal como Ghibli, Bora, Khamsin ou Levante) e promete ser uma das maiores dores de cabeça do Porsche Macan e companhia. O Grecale é um SUV posicionado abaixo do Levante e estará disponível a partir do segundo semestre com mecânicas de combustão interna, híbridas, e, dentro de um ano, será, também o primeiro SUV totalmente elétrico da Maserati.

Com 4,846 metros de comprimento, o Grecale é 15 cm mais curto que o “irmão” Levante, mas também 13 cm mais comprido que o Macan. A plataforma Giorgio é a mesma utilizada nos Alfa Romeo Giulia e Stelvio.

No lançamento estará disponível em três versões: GT, com motor de quatro cilindros ‘mild hybrid’, a debitar 300 cv; Modena, com um motor de quatro cilindros, também eletrificado, a debitar 330 cv; e o topo de gama Trofeo, com V6 a gasolina de 3,0 litros (o mesmo do MC20) e 530 cv.

Esta última versão (Trofeo) promete prestações de desportivo: 0 a 100 km/h em 3,8 segundos e velocidade de ponta de 285 km/h.

Todos os Grecale contam com caixa automática de oito velocidades e tração integral com diferencial traseiro autoblocante, de série para os Trofeo e Modena e opcional na versão GT.

Veja ainda:

O novo sistema de condução Vehicle Dynamic Control Module (VDCM) permite ao Grecale dispor de cinco modos de condução: Comfort, GT, Sport, Corsa (apenas no Trofeo) e Off-Road. Este último eleva a suspensão em 20 milimetros.  

Um interior de acordo com o luxo esperado

A Maserati não é apenas desempenho. Também luxo e conforto. E o Grecale promete não desiludir os entusiastas do Tridente. Nas imagens é possível vislumbrar qualidade de materiais e acabamentos, combinado com o ar futurista e tecnológico dos ecrãs digitais.

E terá quatro: um painel de instrumentos clássico em ecrã de 12,3 polegadas, o maior alguma vez visto num Maserati, um novo ecrã central, também de 12,3 polegadas, outro menor (8,8 polegadas, com controlo por gestos) e o novo relógio digital, que obedece a comandos por voz cpara mudar para uma bússola ou medidor de força G.

Grecale Folgore, a versão elétrica

Em 2023 chega a versão elétrica “Folgore”, o nome dos elétricos da marca italiana. A saga arranca com o GranTurismo Folgore e os seus impressionantes 1.200cv.

No caso do Grecale, o "Folgore" contará com uma bateria de 105 kWh com tecnologia de 400V. Sabe-se, de resto, que oferecerá um binário de até 800 Nm e que terá uma cor cobre exclusiva, denominada Rame Folgore.

Deixe o seu comentário

Pesquise aqui o seu futuro carro usado

Toyota Yaris 1.5 híbrido. Espécie evoluída
Pub