A moda dita que são os SUV a reunir a preferência de muitos condutores. Mas a Toyota tem na Corolla Touring Sports TREK a solução para os condutores que, apreciando o estilo e um certo à vontade fora de estrada, não se querem sentir limitados pelo maior peso e altura dos SUV.
Em relação às versões mais “civilizadas”, a TREK – designação que remete para a marca de bicicletas com o mesmo nome, a Trek Bicycle Corporation – conta com elementos distintivos (e apelativos…) como as proteções adicionais, à frente e atrás, assim como pelas cavas das rodas mais pronunciadas (molduras em contraste com a pintura Cinzento Quantum) ou a proeminente grelha frontal com lâminas cromadas em posição vertical. A que se junta as jantes de liga leve exclusivas, de 17 polegadas, faróis de nevoeiro e faróis em LED, por exemplo.
Tudo combinado, a Corolla Sports Touring ganha um estilo (ainda) mais robusto e aventureiro, além de uma maior presença, sem nunca abandonar o formato e as proporções exteriores de uma carrinha familiar.
Diferenças também no interior
No que diz respeito ao habitáculo, a variante aventureira tem novos acabamentos, com bancos revestidos em tecido de dois tons específicos, numa perceção elevada da qualidade, como é usual na gama Corolla. O sistema de infoentretenimento, com ecrã de 7 polegadas, é de fácil utilização e tem controlos táteis intuitivos. A bagageira tem dimensões bastante generosas, ultrapassando os 580 litros de capacidade.
A ergonomia é referencial e os bancos permitem um ótimo apoio e excelente conforto, quer à frente, quer atrás. O volante tem boa pega e conta com diversos botões operativos, o que é bom para não retirar a visão da estrada e tornar mais fácil o acesso a certos comandos, existindo teclas diretas para alguns desses controlos.
E o desempenho?
A versão ensaiada estava equipada com o popular sistema híbrido com motor a gasolina de 1,8 litros, que não é o mais potente da gama (está também disponível com o motor 2.0 de 180cv), que se destaca por combinar suavidade de utilização com enorme eficiência.
A alimentação do sistema híbrido faz-se durante a condução, nas desacelerações e travagens – deslocando-se o punho da caixa de «D» para «B», melhora-se a capacidade de regeneração de energia, o que vai permitindo esticar os tempos de condução à vela. E assim, consumos na ordem dos 4,8 l/100 km, mesmo com uma condução fluida.
Em autoestrada, onde a solução híbrida acaba por não sobressair tanto, os consumos sobem para valores próximos dos 6 l/100 km.
O desempenho é mais que suficiente para uma condução despachada em cidade, auxiliada pelo constante apoio do binário instantâneo proporcionado pelo motor elétrico, tudo resultando em grande facilidade de utilização, ao que não é alheio a caixa automática, uma vantagem, em particular na cidade.
Também o pisar é muito suave (mais que as versões convencionais). A maior altura ao solo permite-lhe alargar a versatilidade de utilização, o suficiente para pequenas incursões em estradões de terra, por exemplo. Notas positivas ainda para uma competente direção e o bom desempenho do sistema de travagem.
Equipamento? Tudo de série…
O Corolla Touring Sports TREK tem uma lista de equipamento extremamente completa, que inclui, por exemplo, as jantes de liga leve de 17 polegadas, faróis Bi-LED ou a dupla saída de escape, tendo em conta que pode ser adquirido por 31.550 euros.
Em resumo, o Corolla Touring Sports continua a ser uma das melhores opções dentro do segmento família compacto. E nesta geração, mais ainda. Por isso, são sempre elogiáveis variantes ao modelo de base que confiram uma estética mais atrativa, e neste caso da versão TREK, alguma exclusividade acrescida. No resto, um dos melhores automóveis da sua classe, na dinâmica, no conforto (mesmo com jantes 17’’), e na eficiência do sistema híbrido.
MAIS
- Qualidade
- Tecnologia
- Consumos
MENOS
- Preço
- Caixa CVT em condução desportiva
FICHA TÉCNICA
Toyota Corolla 1.8 Hybrid TREK
Motor: quatro cilindros
Cilindrada: 1798 cm3
Potência: 122cv/5200 rpm
Binário máximo: 142 Nm/3600 rpm (163Nm – motor elétrico)
Tração: Dianteira
Caixa: automática, do tipo CVT
Aceleração (0-100 km/h): 11,1 segundos
Velocidade máxima: 180 km/h
Consumo médio (anunciado): 5 l/100 km (WLTP)
Emissões de CO2: 113 g/km (WLTP)
Peso: 1365 kg
Preço unidade ensaiada: 31.550 euros
Deixe um comentário