Conduzir em piso molhado? A Bridgestone revela os segredos

Um bom pneu deve ter uma boa rigidez do piso para garantir o máximo contacto na estrada

0 aos 100 17/12/2021 Noticias

Nesta altura do ano em que a chuva já começa a marcar presença, o pneu torna-se ainda mais importante como elemento de segurança na estrada. Mas será que sabemos realmente quais são as características de um pneu quando se trata de conduzir em piso molhado?

Quais são os pontos-chave para a aderência dos pneus em piso molhado? Os engenheiros de desenvolvimento da Bridgestone no Centro Técnico de Roma (TCE), respondem às principais questões.

Quais são os atributos básicos que um pneu deve ter no molhado?

Um bom pneu, a fim de proporcionar uma ótima manobrabilidade no molhado, deve ter uma elevada aderência lateral do composto, uma capacidade eficiente de drenagem de água e uma boa rigidez do piso.

O desenho do piso de um pneu é o aspeto mais importante a considerar?

O desenho do piso é o elemento-chave na capacidade de drenagem da água. Quanto mais borracha se colocar em contacto com o asfalto, mais se beneficia da aderência do composto e da rigidez dos blocos. O segredo está no equilíbrio entre o volume dos canais que permitem a drenagem da água e a borracha em contacto com o solo, em suma, uma superfície de contacto otimizada.

Que papel desempenha o composto de borracha em condições de chuva?

O composto é um elemento-chave devido à combinação de dois fenómenos: aderência e histerese. A aderência resulta das ligações intermoleculares entre a borracha e a superfície da estrada. A histerese representa a perda de energia à medida que o pneu se deforma durante o seu contacto com a estrada.

Que papel desempenha a conceção da carcaça na aderência de um pneu no molhado?

Neste caso, a carcaça desempenha um papel menor na travagem em piso molhado. No caso de aderência lateral, quanto maior for a rigidez da carcaça, menor será a deformação da superfície de contacto com o solo. Uma menor deformação da área de contacto, significa uma maior capacidade do piso para manter contacto com a superfície.

Veja ainda:

Como é que a largura dos pneus afeta a aderência no molhado?

Como conclusão geral, uma maior largura significa uma superfície de contacto maior e um maior potencial de travagem. No seco, isto é sempre verdade. Com a chuva, as características do carro (por exemplo, peso, pressão dos pneus) e o estado do piso da estrada têm uma grande influência.

Como é que a altura do perfil do pneu afeta a aderência no molhado?

A altura dos pneus desempenha um papel menor na travagem no molhado.

Como se consegue que um pneu responda bem ao condutor no molhado e o avise quando está a atingir o seu limite?

Trata-se de conseguir uma combinação equilibrada das características do composto, desenho do piso e o material da carcaça, para que o pneu ofereça uma evolução progressiva da aderência durante a condução, sem reações abruptas.

Como se consegue um compromisso em todos os aspetos de um pneu para que este tenha um bom desempenho tanto em seco como no molhado?

Quando falamos de um compromisso em todos os aspetos, referimo-nos a um compromisso na conceção global do pneu, incluindo piso, composto e carcaça. A nova tecnologia de mistura utilizada, por exemplo, no novo Bridgestone Potenza Sport otimiza a dispersão de sílica no composto. Uma nova configuração do rotor do misturador e outros controlos específicos são utilizados durante o processo de mistura para maximizar o desempenho no seco e no molhado e a estabilidade do veículo. E, claro, como mencionado acima, a otimização da superfície de contacto do piso. E todas as tecnologias já mencionadas de desenho do piso e de carcaça (lamelas 3D, nervuras de perfil variável, ângulo de parede assimétrico das nervuras...).

Maior aderência no molhado é sinónimo de vida mais curta dos pneus?

A nível do composto, o desempenho no molhado não afeta diretamente a vida útil dos pneus. No entanto, a tentativa de reduzir a resistência ao rolamento afeta diretamente a vida útil dos pneus. No caso do novo Potenza Sport, por exemplo, apresenta um novo invólucro que visa otimizar a resistência ao rolamento, oferecendo ao mesmo tempo uma melhor estabilidade e resposta de direção.

Que pneus oferece a Bridgestone na sua carteira de produtos para conduzir com segurança apesar dos dias de chuva?

Toda a gama de reposição da Bridgestone para ligeiros e SUV contam com rótulo A no molhado, o que demonstra o rendimento da Bridgestone em superfícies molhadas.

Deixe o seu comentário

Pesquise aqui o seu futuro carro usado

Pub
Hyundai Kauai N-Line. Quando a irreverência enche (ainda mais) as medidas