Peso dos veículos elétricos. Governo altera lei da condução

Peso das baterias altera limite de peso dos veículos permitidos com carta de condução da categoria B

0 aos 100 09/12/2021 Noticias

O Governo aprovou uma alteração à lei da condução, de modo a que os condutores de ligeiros possam conduzir veículos com mais de 3.500 quilos desde que movidos a combustíveis alternativos, devido ao peso de baterias.

Segundo o comunicado do Conselho de Ministros, foi aprovado o decreto-lei que altera o Regulamento da Habilitação Legal para Conduzir, “possibilitando aos titulares de carta de condução da categoria B a condução de veículos com mais de 3.500 kg, desde que movidos a combustíveis alternativos”.

Até agora a lei dizia que com a categoria B, que abrange os automóveis ligeiros, podiam ser conduzidos veículos com massa máxima não superior a 3.500 quilos. Os veículos elétricos têm por norma um peso muito superior devido às baterias.

Assim, com a mudança da lei, titulares da carta de condução de categoria B podem conduzir veículos mais pesados, nomeadamente com um peso superior a 3.500 quilos, mas não superior a 4.250 quilos.

“Essa possibilidade de exceder os 3.500 quilos deverá estar condicionada a que a massa adicional permitida se deva exclusivamente ao excesso de massa resultante dos sistemas de propulsão alternativos e deverá estar sujeita a limitações e condições destinadas a evitar efeitos negativos sobre a segurança rodoviária”, diz a diretiva.

 

Deixe o seu comentário

Pesquise aqui o seu futuro carro usado

Pub
Hyundai Kauai N-Line. Quando a irreverência enche (ainda mais) as medidas