Gasolina azul: o combustível que promete aumentar a vida de carros novos, e velhos

Combustível desenvolvido pela Bosch, Shell e Volkswagen promete emissões 20% mais baixas de CO2 que a gasolina normal

0 aos 100 05/05/2021 Noticias

Primeiro foi o gasóleo, com o R33 BlueDiesel, agora é a vez da gasolina. A Bosch, Shell e Volkswagen anunciaram a blue gasoline, uma gasolina de baixas emissões de carbono que promete uma redução das emissões de carbono de pelo menos 20% por quilómetro percorrido.

Esta “gasolina azul” contém até 33% de componentes renováveis (nafta e o etanol, por exemplo), estando aconselhada para híbridos plug-in, pelas suas caraterísticas, nomeadamente estabilidade perante a variação de temperaturas, que permite que a gasolina possa permanecer no depósito por longos períodos, sem adulteração, nos casos em que se privilegia a condução em modo elétrico.

Segundo a Bosch, uma frota com mil unidades do VW Golf 1.5 TSI, percorrendo uma média de 10 mil quilómetros por ano, permitirá evitar a emissão de cerca de 230 toneladas de CO2 anualmente.

Veja ainda:

A gasolina “Blue” é compatível com as normas EN228/E10, sendo adaptada para todas as viaturas homologadas para Super 95, sem qualquer modificação. Terá um preço ligeiramente superior ao E10 (gasolina 98 octanas).

A Bosch vai lançar esta “gasolina azul” nos postos de abastecimento de empresa já em maio de 2021, sendo que depois será gradualmente disponibilizado nos postos de abastecimento convencionais, a começar pela Alemanha.

“Qualquer bocadinho de CO₂ que economizamos pode ajudar-nos a atingir as nossas metas climáticas”, afirma Uwe Gackstatter, presidente da divisão de Soluções de Powertrain da Bosch, na nota enviada às redações.

“O nosso novo combustível permite também a partir de agora que os motores a gasolina deem um grande passo em termos de sustentabilidade”, explica Felix Balthasar, responsável de Combustíveis Especiais da Shell.

Deixe o seu comentário

Pesquise aqui o seu futuro carro usado

Hyundai Kauai N-Line. Quando a irreverência enche (ainda mais) as medidas
Toyota Yaris 1.5 híbrido. Espécie evoluída