Primeiro posto de abastecimento de hidrogénio ficará em Gaia

Vila Nova de Gaia vai acolher o primeiro posto de abastecimento de hidrogénio do país

0 aos 100 06/07/2020 Noticias

Vila Nova de Gaia vai acolher o primeiro posto de abastecimento de hidrogénio do país, num investimento de cerca de 1,5 milhões de euros. O posto será instalado no Parque da Lavandeira, na freguesia de Oliveira do Douro.

O equipamento será fundamentalmente dedicado a pesados, sendo expectativa do presidente da Câmara de Gaia, Eduardo Vítor Rodrigues, que este posto venha a abastecer os veículos futuros da Sociedade de Transportes Coletivos do Porto (STCP).

Veja ainda:

Em janeiro, sem especificar localizações, a Galp avançou, em comunicado, que estava a preparar o lançamento do primeiro posto de abastecimento de hidrogénio, apontando que “este deverá abrir ainda este ano para abastecer uma frota de autocarros”, lia-se no comunicado da gasolineira.

“A mais longo prazo, a Galp está a avaliar outros projetos de larga escala, nomeadamente parcerias relacionadas com a produção de hidrogénio verde a partir de energias renováveis e a sua associação à descarbonização de processos industriais e à mobilidade, ou para injeção em redes de gás natural”, indicou a empresa na mesma nota.

A Galp produz anualmente cerca de 120 mil toneladas de hidrogénio que é utilizado no processo produtivo do seu sistema refinador.

Deixe o seu comentário

Pesquise aqui o seu futuro carro usado

Peugeot 508 2.0 HDi 160cv GT Line: Grande 'espada'
Ensaio ao Mazda3 1.8 Skyactiv-D 116cv Evolve: Direto ao topo