Abre no Algarve centro 'drive-thru' para despiste do Covid-19

No Algarve passa a haver capacidade para realizar '300 testes diários' à Covid-19

0 aos 100 22/03/2020 Noticias

O Algarve passa a contar a partir deste domingo com um centro para a despistagem da covid-19, montado junto ao estádio Algarve, entre Faro e Loulé, permitindo rastrear os casos referenciados pelos hospitais e pela linha de apoio ao médico.

O centro de recolha está instalado num tenda, junto à entrada principal do Estádio Algarve, funcionando em modelo 'drive thru', ou seja, os cidadãos não necessitam de sair do automóvel para realizar a colheita, sendo o atendimento efetuado através da janela da viatura.

As colheitas serão depois analisadas no Laboratório Regional de Saúde Pública do Algarve, situado frente ao estádio, e a resposta obtida "em oito horas", explicou em conferência de imprensa o presidente da Administração Regional de Saúde (ARS) do Algarve, Paulo Morgado.

"Não é um centro de rastreios que esteja aberto a qualquer pessoa que queira fazer um teste, é para fazer análises a casos suspeitos já identificados" afirmou à Lusa Paulo Morgado, à margem da apresentação pública do centro.

Aquele responsável sublinhou que só agora é que a estrutura foi montada porque "é algo que demora a implementar e porque é agora a altura para o fazer".

Veja ainda:

Paulo Morgado frisou que o centro pretende "desviar as pessoas com sintomas ligeiros do hospital" e que a linha de apoio ao médico - responsável pela "validação dos casos suspeitos" - continuará a fazer o encaminhamento dos casos que apresentem "maior gravidade e necessidade de internamento hospitalar".

Acrescentou ainda que o Hospital de Faro "não vai deixar de fazer os testes", mas que conta com a possibilidade de encaminhar "quem considerar necessário" para o centro agora instalado.

Segundo aquele responsável, no Algarve, há capacidade para realizar "300 testes diários" à covid-19. No entanto, a ARS está a procurar "aumentar esse volume com parcerias com a universidade e instituições privadas".´

Deixe o seu comentário

Pesquise aqui o seu futuro carro usado

Ensaio ao Mazda3 1.8 Skyactiv-D 116cv Evolve: Direto ao topo
Peugeot 508 2.0 HDi 160cv GT Line: Grande 'espada'