Os residentes da Baixa de Lisboa vão dispor de 120 ‘convites’ anuais, 10 por mês, para distribuir a familiares, amigos, cuidadores ou serviços de entregas ou reparadores, para acederem à ZER (Zona de emissões Reduzidas) na Avenida Baixa Chiado.
A medida entra em vigor a partir de julho/agosto. Contudo, os "convidados" só podem estacionar em parques, com a condição de que os veículos cumpram com a norma de emissão euro 3 – tenham sido fabricados após janeiro de 200 e pesados posteriores a outubro de 2000.
A ZER (Zona de emissões Reduzidas) inclui a Avenida da Liberdade, Baixa e Chiado e Avenida Almirante Reis (desde a Rua Febo Moniz) e, ainda, o Castelo, Alfama, Bica e Bairro Alto.
Veja ainda:
- Carros anteriores a 2005 vão ser banidos da Baixa de Lisboa em 2021
- Estradas com novos sinais de trânsito a partir de abril de 2020
- Novas matrículas dos carros aprovadas. Vão ser assim
- Lista completa. Todos os veículos que PSP e GNR vão receber até 2021
O registo das visitas, para que estas sejam autorizadas a entrar, tem que ser feito previamente, através de um app – ainda não disponível – para o efeito ou por telefone. Será necessário dar a matrícula do carro do visitante.
Na ZER, poderão circular os residentes, transportes públicos e viaturas de socorro. Quem não tiver dístico, apenas pode circular excecionalmente ou entre as 00h00 e as 6h30. Quem não cumprir com as novas regras irá ser, segundo a autarquia, penalizado como se passasse um sinal vermelho, com as mesmas consequências na pontuação da carta de condução.
Deixe o seu comentário