Porsche Electric Sport Sound. O que é a opção de 516 euros do Taycan?

Porsche Taycan tem opção de 516 euros para tocar MP3 com o som do motor

0 aos 100 20/09/2019 Curiosidades

A Porsche deixou sempre claro que o Taycan, mesmo que elétrico, "é um verdadeiro Porsche". E se há algo inerente a essa genuína "experiência Porsche", entre outras coisas, é a disponibilidade de uma extensa oferta de opções de configuração e equipamentos.

Algo que é possível confirmar no configurador online do Taycan, já disponível. Contudo, uma das opções disponíveis para o Taycan é algo curiosa... tanto pela funcionalidade como pelo custo: se visitarmos a secção "Transmissão e Chassis", podemos ver um extra chamado "Electric Sport Sound", no valor de 516,60 euros.

A descrição é a seguinte: “O Porsche Electric Sport Sound aperfeiçoa o som do veículo, tornando-o ainda mais emocional - tanto no exterior como no interior do veículo. Pode ser ativado/desativado via Porsche Communication Management (PCM).”

Este ‘Porsche Electric Sport Sound' (ESS) nada tem a ver com alertas sonoros para pedestres: é algo obrigatório na Europa e não pode ser uma funcionalidade opcional. Supõe-se, portanto, que o som padrão seja simplesmente menos "emocionante" do que o fornecido pelo 'ESS'.

Veja ainda:

Como é o som do 'ESS'? É fácil verificar: quando clicamos em 'ver mais informações' sobre a opção EES no configurador online, abre-se uma nova 'janela' com um pequeno ícone de altifalante na parte superior. Quando pressionamos ... verificamos que é basicamente um som do motor elétrico.

Mas, como apresentado no site da Porsche, tudo indica que o comprador de um Taycan é capaz de pagar 516 euros pela mera reprodução de um arquivo MP3. Vale a pena perguntar se o valor pode ser exigido por uma simples alteração do tipo de som (o que não envolve nenhuma alteração de hardware, pois o carro já inclui altifalantes internos e externos de série).

Outra questão que se levanta é de qual é o objetivo de adicionar esta funcionalidade na seção "Transmissão e Chassis", onde permite melhorar os travões e o comportamento dinâmico. O Taycan vai mais rápido com o poderoso som do motor?

Deixe o seu comentário

Pesquise aqui o seu futuro carro usado

Teste ao Usado. Mercedes-Benz CLA Shooting Brake 180d AMG: Fazer tudo bem não é para todos...
Teste ao Usado: BMW 520d Touring. Elegância é isto!