A Seat acaba de reforçar a gama a gás natural comprimido (GNC) com o lançamento dos Ibiza TGI, Arona TGI e do novo Leon TGI, agora equipado com um motor 1.5 TSi de 130cv.
“A Seat está determinada a acelerar o GNC como alternativa aos combustíveis fósseis tradicionais. Representa a oportunidade para reduzir as emissões de CO2 sem afetar as características únicas dos nossos automóveis.” diz Luca de Meo, Presidente da Seat. “E graças à tecnologia compatível com bio metano, permite diversificar o mix de combustíveis na gama à medida que avançamos no sentido da mobilidade com emissões baixas.”
O Arona TGI é o primeiro SUV da Seat equipado com um sistema de propulsão a gás natural comprimido, desenhado, desenvolvido e produzido internamente pelo construtor.
Equipado com o pequeno motor a gasolina de 999 cc, três cilindros, 12 válvulas e caixa de seis velocidades manual, a tecnologia GNC instalada tem uma autonomia para 400 km, ou 160 km a gasolina, por via da redução do volume do respetivo depósito que é de 9 litros.
Com 90 cv e 160 Nm de binário máximo, o Arona TGI apresenta emissões WLTP de 104 a 115 g/km, dependendo das jantes escolhidas (16, 17 ou 18 polegadas) e do equipamento.
Apesar da redução do tanque de combustível para 9 litros de capacidade, a instalação dos tanques de GNC faz diminuir a capacidade da mala de 400 para 282 litros.
Estes são os preços do SEAT Arona 1.0 TGI:
- 1.0 TGI REFERENCE 6v (106 g/km CO2): 19.071 euros
- 1.0 TGI STYLE 6v (106 g/km CO2): 21.071 euros
- 1.0 TGI XCELLENCE 6v (107 g/km CO2): 23.771 euros
- 1.0 TGI FR 6v (107 g/km CO2): 23.771 euros
Com o mesmo motor e graus de potência e binário, o Ibiza 1.0 TGI apresenta emissões CO2 de 103 a 112 g/km. Os depósitos de combustível com a mesma capacidade do Arona fazem também reduzir a capacidade da mala de 355 para 262 litros.
Estes são os preços do SEAT IBIZA 1.0 TGI:
- 1.0 TGI REFERENCE 6v (106 g/km CO2): 17.240 euros
- 1.0 TGI STYLE 6v (106 g/km CO2): 18.942 euros
- 1.0 TGI XCELLENCE 6v (106 g/km CO2): 20.443 euros
- 1.0 TGI FR 6v (107 g/km CO2): 20.443 euros
Sobre o GNC, a energia gerada por 1kg de gás natural comprimido equivale a 2 litros de LPG, 1.3 litros de diesel e 1.5 litros de gasolina. Como o GNC é mais barato do que a gasolina ou o diesel, os clientes usufruem de maiores distâncias de viagem com um custo reduzido por quilómetro.
Veja ainda:
- Sabe como funciona um carro movido a gás natural comprimido?
- Chegaram os Audi A4 e A5 a gás natural. Conheça os preços
- Seat vai desenvolver tecnologia de gás natural para a Volkswagen
Acrescente-se a isto a capacidade de reabastecer num espaço de tempo semelhante ao da gasolina ou diesel, sem os custos iniciais, e o GNC posiciona-se para integrar num futuro próximo o mix de combustíveis, ajudando a manter as nossas necessidades de mobilidade.
Em Portugal, já existe uma dezena de postos públicos de abastecimento de GNV, da Douro Gás e da Galp, sendo que está prevista a construção de mais postos de abastecimento, no âmbito de um projeto financiado pela Comissão Europeia.
Deixe o seu comentário