A Toyota divulgou alguns detalhes sobre as novas e avançadas baterias destinadas a alimentar a sua próxima geração de BEV (veículos elétricos a bateria) que serão lançados a partir de 2026.
Ao todo encontram-se em desenvolvimento nada menos que quatro tipos de baterias de última geração, três com novas tecnologias de bateria de eletrólito líquido e uma com tecnologia de bateria de estado sólido.
A Toyota afirma que as baterias alimentarão 1,7 milhão dos 3,5 milhões de veículos elétricos a bateria que a Toyota espera comercializar em todo o mundo até 2030. A nova geração será fundamental para atrair os BEV a uma gama mais ampla de clientes e suas necessidades.
As baterias com eletrólitos líquidos, que são atualmente a principal tecnologia para BEV, estão a ser desenvolvidas pela Toyota para proporcionar maior densidade energética, competitividade de custos e velocidades de carregamento.
Existem três tecnologias principais no desenvolvimento para baterias de eletrólito líquido – ‘Desempenho’, ‘Popularizadas’ e ‘Alto Desempenho’
Bateria “Desempenho” (2026): autonomia de 800 km
A bateria “Performance Li-Ion, prevista para ser introduzida com os BEV da próxima geração a serem lançados em 2026, aumentará a autonomia dos BEV para mais de 800 km quando combinada com aerodinâmica aprimorada e peso reduzido do veículo.
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Além disso, espera-se que a bateria Performance ofereça uma redução de custo em 20% em comparação com o atual SUV elétrico Toyota bZ4X e um tempo de carregamento rápido de 20 minutos ou menos, de 10 a 80% do estado de carga (SOC).
Bateria “Popularizadas” (2026-27): vida útil 20% maior
A bateria “Popularizadas” contará com tecnologia híbrida Hidretos Metálicos de Níquel (NiMh), combinada com fosfato de ferro-lítio (LiFePO) de menor custo como material principal.
Construída com a tecnologia bipolar que a Toyota desenvolveu para as suas baterias de níquel-hidreto metálico (NiMH), a bateria deverá chegar ao mercado em 2026-2027.
Espera-se que a bateria de popularização ofereça um aumento de 20% na autonomia (em comparação com o atual bZ4X), uma redução de 40% no custo (comparado com o bZ4X atual) e um tempo de recarga rápida de 30 minutos ou menos (de 10 a 80%).
Bateria ‘Alto Desempenho’ (2027-28): autonomia de 1.000 km
A Toyota espera uma redução adicional de 10% no custo em comparação com a bateria Performance e um tempo de carregamento rápido DC de 20 minutos ou menos para SOC de 10 a 80%. Essa bateria está planejada para ser lançada em 2027-2028.
A bateria de alto desempenho também deverá oferecer uma redução adicional de 10% no custo em comparação com a bateria Performance, tempo de carregamento rápido de 20 minutos ou menos (de 10 a 80%)
Bateria de estado sólido (2027-28): 1.000 km de autonomia
Há muito visto como a “revolução” para os BEV, a Toyota garante um avanço tecnológico na sua pesquisa para melhorar a durabilidade das baterias “Solid-State” de íões de lítio.
As baterias de estado sólido Toyota possuem um eletrólito sólido, permitindo um movimento mais rápido de iões e uma maior tolerância a altas tensões e temperaturas.
Essas qualidades tornam as baterias de estado sólido adequadas para carga e descarga rápida e para fornecer mais energia num formato menor. Até agora, a expectativa era que a vida útil da bateria seria mais curta. No entanto, os recentes avanços tecnológicos superaram este desafio e a empresa mudou o seu foco para a produção em série das baterias de estado sólido. O objetivo é estar pronto para uso comercial até 2027-28.
A Toyota espera que sua primeira bateria de estado sólido ofereça um aumento de 20% na autonomia em comparação com a bateria Performance (aprox. 1200 km) e um tempo de carregamento rápido de 10 minutos ou menos.