MaterialLoop project tests circular economy potential of end-of-life vehicles

Audi avalia economia circular com veículos em fim de vida

Audi está a reunir conhecimento para fechar o ciclo em materiais como o aço, alumínio, plástico e vidro

Audi está a reunir conhecimento para fechar o ciclo em materiais como o aço, alumínio, plástico e vidro

A Audi tem a decorrer o “Projeto MaterialLoop” que destina-se a testar o potencial de economia circular dos veículos em fim de vida. O objetivo é “reutilizar o maior número possível de materiais com elevada qualidade”. E o primeiro resultado do projeto está alcançado: aço reciclado a ser utilizado em até 15.000 peças interiores de portas para o Audi A4.

Em conjunto com 15 parceiros dos setores da investigação, reciclagem e fornecedores, a marca dos quatro anéis está a estudar a reutilização dos chamados materiais pós-consumo, que são retirados dos veículos dos clientes no final do seu ciclo de vida, do setor automóvel para a produção de automóveis novos. Como parte da estratégia de economia circular da Audi, o projeto dá uma visão valiosa sobre a forma como uma economia circular pode ser posta em prática.

Até agora, muito poucos dos materiais utilizados na produção de veículos novos são recuperados de veículos antigos. O aço, por exemplo, acaba normalmente como aço estrutural depois da reciclagem de veículos em fim de vida útil. A Audi quer mudar isso, reutilizando materiais secundários retirados de veículos em fim de vida na produção de veículos novos. Downcycling, que é uma perda de qualidade nos materiais resultante do processo de reciclagem, deve ser evitada.

“O projeto MaterialLoop sublinha a nossa ambiciosa visão de operar um conceito de economia circular altamente eficiente para veículos em fim de vida útil”, disse o CEO da Audi, Markus Duesmann. “Temos como objetivo recuperar o maior número possível de materiais com um elevado nível de qualidade e reutilizá-los na produção. Isto irá poupar materiais primários valiosos e diminuir a pegada ecológica dos produtos. Simultaneamente, o acesso direto a materiais secundários pode contribuir para aumentar a segurança do abastecimento. As matérias-primas já não teriam de ser extraídas.”

Audi está a reunir conhecimento para fechar o ciclo em materiais como o aço, alumínio, plástico e vidro

Em outubro de 2022, 100 veículos, incluindo entre outros, antigos carros de desenvolvimento, foram desmantelados como parte do projeto conjunto MaterialLoop. A desmontagem orientada apenas de componentes individuais permitiu a retenção de materiais secundários de alta qualidade, tais como peças plásticas maiores para reciclagem. Depois da desmontagem, as restantes carroçarias foram trituradas e separadas em grupos de materiais compostos por aço, alumínio, plástico, e vidro, em cooperação com as empresas parceiras. Com o objetivo de testar a reutilização de tais materiais na produção de automóveis novos, a Audi definiu e pilotou o processo de reciclagem adicional em conjunto com parceiros do projeto da indústria de reciclagem, da cadeia de fornecimento da Audi, e do meio académico.

“A nossa visão é confiar menos em materiais secundários de outras indústrias no futuro”, explica Johanna Klewitz, Chefe de Sustentabilidade da Cadeia de Abastecimento da Audi.

O projeto faz parte da estratégia de economia circular da Audi e fornece conhecimentos valiosos para a implementação prática de uma economia circular. Dennis Meinen, especialista em economia circular da Audi: “No seu core, a economia circular tem a ver com a gestão responsável dos recursos. Longevidade, reparabilidade, e, de facto, a capacidade dos nossos produtos serem reciclados estão, portanto, todos em foco.”

Num ensaio inicial, foram produzidas seis bobinas de aço, feitas de cerca de 12% de materiais secundários do MaterialLoop, que correspondem aos elevados padrões de qualidade da Audi e podem ser utilizadas para os componentes estruturais mais exigentes.

A Audi planeia utilizar as bobinas para produzir até 15.000 peças interiores de portas para o Audi A4 na fábrica de prensas de Ingolstadt. Além disso, a investigação realizada como parte do projeto, a porção de aço reciclado dos veículos na bobina pode de facto ser ainda mais aumentada.