A Audi acaba de desvendar o seu impressionante motor para a nova temporada do Campeonato Alemão de Turismos. Trata-se de um motor 2.0 turbo de quatro cilindros com mais de 610cv, que foi desenvolvido para as novas regras do DTM, substituindo o anterior V8 atmosférico, que “apenas” atingia os 500cv.
O desenvolvimento deste bloco demorou dois anos e meio, tendo passado mais de 1000 horas de testes no dinamómetro. O piloto terá ainda à disposição um botão de apoio à ultrapassagem para, por um tempo reduzido, obter 30cv adicionais.
É importante referir que a marca não especificou se estes 30cv do “push-to-pass” estão já contemplados nos 610cv anunciados ou se significam que o motor conseguirá chegar aos 640cv.
Outra curiosidade sobre este novo motor 4 cilindros é o consumo máximo de combustível, de “apenas” 95kg por hora. Além de ter de suportar os 6000km de toda a temporada do DTM.
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Esta combinação de valores, juntamente com o menor peso do novo motor, resulta numa relação peso-potência de 1,6kg/cv, algo ao nível do Bugatti Veyron Supersport.
A estreia em competição terá lugar em Hockenheim, onde a nova temporada do DTM arranca a 4 de maio.
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