BMW X1 falha testes de travagem de emergência

O pior entre os 11 SUV compactos testados pelo IIHS

0 aos 100 23/02/2019 Noticias

O BMW X1 falhou “terrivelmente” nos testes de travagem automática de emergência realizados pelo Insurance Institute for Highway Safety (IIHS), a entidade americana responsável por avaliar a segurança dos veículos em circulação no Estados Unidos. O SUV compacto da BMW atropelou um “manequim” utilizado para simular um pedestre que poderia surgir repentinamente à frente do carro.

O organismo testou 11 SUV compactos, dedicando especial atenção à segurança de peões e crianças, e o X1 foi o único a falhar.

Em causa o sistema de deteção de peões, cuja função é detetar a sua presença à frente do veículo, avisar o condutor do perigo iminente e, caso este não intervenha, realizar uma travagem de emergência para evitar o embate, ou seja, o atropelamento.

Relacionadas:

O primeiro teste realizado pela IIHS simulava um pedestre a atravessar repentinamente a estrada, o segundo uma criança a entrar na estrada por entre dois carros estacionados, enquanto, no terceiro, simulava um “dummie” a caminhar no meio da estrada. Em todos, o manequim foi atropelado.

Os dois primeiros testes foram feitos a 19 km/h e 40 km/h, enquanto o terceiro foi realizado a 40 km/h e 59 km/h.

Concorrentes saíram-se melhor

Quatro dos 11 SUV testados alcançaram a classificação máxima. Honda CR-V, Subaru Forester, Toyota RAV4 e Volvo XC40 conseguiram parar antes de colidir com o manequim, ou o contacto foi mínimo.

Outros cinco alcançaram a classificação Avançada nos testes, enquanto o Mitsubishi Oulander alcançou a classificação “básica”, em virtude de não ter reduzido a velocidade de forma significativa e ter atropelado o peão. Mas o pior de todos foi o BMW X1, ao qual nem foi atribuída qualquer pontuação, de longe a pior, devido ao facto de não ter travado nem ter reduzido em nada a velocidade.

Deixe o seu comentário

Pesquise aqui o seu futuro carro usado

Teste ao Usado: BMW 520d Touring. Elegância é isto!
Peugeot 508 2.0 HDi 160cv GT Line: Grande 'espada'