Gasolina 30 cêntimos mais barata em Espanha

Basta atravessar a fronteira para poupar 30 cêntimos por litro de gasolina e 16 cêntimos no litro do gasóleo

0 aos 100 09/10/2018 Noticias

Atestar um carro a gasolina em Espanha pode custar menos 18 euros do que em Portugal. Sim, leu bem: 18 euros de poupança num depósito de 60 litros, por exemplo. A gasolina custa em média, do outro lado da fronteira, menos cerca de 30 cêntimos por litro do que no nosso país. Já o gasóleo custa menos 16 cêntimos.

Esta semana, o litro do gasóleo custa em média 1,42 euros nos postos portugueses, e 1,26 euros/litro nos espanhóis. No caso da gasolina, a diferença agrava-se para cerca de 30 cêntimos dos dois lados da fronteira (1,61 e 1,33 euros por litro, respetivamente). Nas autoestradas lusas, os preços chegam a ultrapassar os 1,70 euros/litro.

Sem esquecer um detalhe curioso e muitas vezes esquecido: os combustíveis vendidos em Portugal são simples, logo sem aditivos, com um maior prejuízo para a eficiência dos motores, quer a gasolina como a gasóleo.

Relacionadas:

Segundo a Concorrência, os custos de política fiscal aumentaram 56% no gasóleo e 26% na gasolina desde 2004, data da liberalização do setor dos combustíveis.

Numa análise à formação do preço dos combustíveis, feita em 22 de fevereiro, a carga fiscal representava 63% do preço de venda ao público da gasolina e 56% do preço do gasóleo.

Em 2016, o Governo aumentou o ISP em seis cêntimos por litro para corrigir a perda de receita fiscal resultante da diminuição da cotação internacional do petróleo, e comprometeu-se a fazer uma revisão trimestral do valor do imposto em função da variação do preço base dos produtos petrolíferos, o que levou a pequenas reduções do ISP ao longo desse ano.

No entanto, em 2017, o Governo deixou de rever o valor do imposto, apesar da subida do preço do petróleo.

Deixe o seu comentário