Este é o EQC, o SUV elétrico da Mercedes

Primeiro elemento da família elétrica EQ promete 408cv e mais de 400 km de autonomia com uma só carga

0 aos 100 04/09/2018 Noticias

O primeiro elemento da família elétrica EQ da Mercedes-Benz chama-se EQC. O SUV elétrico conta com uma bateria de 70 kWh, 408cv de potência, e destina-se a concorrer com o Jaguar I-Pace, Audi e-tron e o futuro BMW iX3.

O EQC é um SUV da gama “C”, o que coloca as suas dimensões mais próximas de um Jaguar I-Pace, do futuro Audi e-tron (que este construtor vai apresentar a 17 deste mês) ou até mesmo do BMW iX3, previsto para 2020. O Tesla Model X é consideravelmente maior e mais volumoso.

Está equipado com dois motores elétricos (um por eixo, logo tração ás quatro rodas), capazes de debitar, em conjunto, uma potência máxima de 407cv e 765 Nm de binário máximo, o que lhe permite aelerar dos 0 aos 100 km/h em 5,1 segundos. A velocidade máxima está limitada a 180 km/h.

O SUV elétrico é alimentado por uma bateria de 80 kWh, que pode ser recarregada, até 80 por cento em 40 minutos, em postos de carga rápida com potências de até 110 kW. A autonomia anunciada é de 450 km (em ciclo NEDC). O pacote de baterias pesa 650 quilogramas, sendo que o EQC pesa, no total, 2425 quilogramas.

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Como padrão, o EQC é equipado com um carregador a bordo (OBC) refrigerado a água com capacidade de 7,4 kW, adequado para carregamento em casa ou em estações de recarga públicas.

O EQC conta cinco programas de condução, cada um com características diferentes: COMFORT, ECO, MAX RANGE, SPORT e ainda um programa adaptável individualmente. Nos modos de condução mais económicos, o EQC estimula o motorista a economizar energia. O condutor também é capaz de influenciar o nível de recuperação usando os comandos do volante.

O sistema ECO Assist oferece ajuda ao condutor por exemplo, alertando quando é apropriado desacelerar (p.e., porque o veículo se aproxima do limite de velocidade), apresentando dados de navegação, reconhecimento de sinais de trânsito e informações dos assistentes de segurança inteligentes (radares e câmaras).

Como primeiro modelo da Mercedes-Benz sob a tecnologia da marca EQ, o EQC tem detalhes de estilo e destaques de cor típicos da marca. É o caso do painel negro que envolve os faróis e a grelha. Pela primeira vez, o painel preto é delimitado no topo por uma fibra ótica, como uma ligação visual entre as lâmpadas de circulação diurna tipo-lanterna. À noite, cria uma faixa de luz horizontal quase ininterrupta.

A produção do EQC começará em 2019 na fábrica da Mercedes-Benz em Bremen, tendo lançamento previsto para o segundo semestre de 2019. Em paralelo, a produção de baterias próprias para o EQC decorre na fábrica de baterias expandidas em Kamenz (perto de Dresden).

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