Novo Dacia Spring cresce, ganha nova plataforma e passa a ser produzido na Europa

O novo Dacia Spring está preparado para enfrentar de igual para igual as marcas chinesas e reforçar o seu domínio no segmento dos elétricos urbanos

O novo Dacia Spring está preparado para enfrentar de igual para igual as marcas chinesas e reforçar o seu domínio no segmento dos elétricos urbanos

A Dacia apresentou a segunda geração do Spring, que abandona a produção na China para passar a ser fabricada na fábrica de Novo Mesto, na Eslovénia, evitando assim as tarifas de importação aplicadas aos elétricos produzidos na China no mercado europeu.

A principal evolução está na adoção da plataforma RG-EV (AmpR Small), a mesma utilizada pelos Renault Twingo E-Tech, Renault 5 e Nissan Micra, substituindo a anterior CMF-A EV.

O novo Spring recorre a um motor elétrico de 82 cv e 175 Nm, associado a uma bateria LFP de 27,5 kWh, para uma autonomia de 250 km WLTP.

Leia ainda: Dacia Striker, um “anti-SUV C” por menos de 25.000 euros

O carregamento DC a 50 kW permite recuperar dos 15 aos 80% em cerca de 28 minutos, enquanto em corrente alternada a 6,6 kW são necessárias aproximadamente três horas. O preço continuará abaixo dos 20.000 euros, embora seja esperado um aumento face ao antecessor.

Também nas dimensões há mudanças significativas: o Spring passa a medir 3,85 metros de comprimento e 1,74 metros de largura, crescendo 150 e 180 mm, respetivamente, enquanto o design adota uma imagem mais robusta e funcional, com faróis LED quadrangulares, proteções plásticas e jantes de 15 ou 16 polegadas. No interior, há espaço para quatro ocupantes, uma bagageira de 337 litros e, opcionalmente, um compartimento dianteiro de 18 litros, além do sistema modular YouClip e diversas soluções de arrumação.

O equipamento inclui um painel de instrumentos digital de 7 polegadas, enquanto o ecrã central de 10,1 polegadas fica reservado às versões mais equipadas, sendo substituído por um suporte para smartphone na versão de entrada.