Copyright William Crozes @ Continental Productions

Citroën ë-C3, o carro elétrico ‘acessível’

Com 320 km de autonomia, o ë-C3 será proposto com preços a partir de 23.300 euros, estando prevista uma versão abaixo dos 20 mil euros

Com 320 km de autonomia, o ë-C3 será proposto com preços a partir de 23.300 euros, estando prevista uma versão abaixo dos 20 mil euros

A Citroen desvendou o ë-C3, um compacto do segmento B totalmente elétrico, concebido e construído na Europa “para os clientes que desejam os benefícios da mobilidade com emissões zero a um preço líquido, justo e acessível”.

Em Portugal, o ë-C3 será proposto com preços a partir de 23.300 euros, com a Citroën a deixar a promessa de uma versão ainda mais acessível para 2025, com 200 km de autonomia e com preços a partir dos 19.990 euros.

O ë-C3, que será fabricado na Eslováquia, tem 4,01 metros de comprimento, 1,57 metros de altura e 1,76 metros de altura, superando o C3 em todos os domínios (3,99 metros de comprimento, 1,47 metros de altura e 1,74 metros de largura).

Ao mesmo tempo, ganha distância ao solo: 163 milímetros, contra 135 milímetros do anterior C3, assim como a capacidade da bagageira, que anuncia entre 300 e 310 litros.

A quarta geração da família C3 foi completamente reinventada, com um visual novo e assertivo, que incorpora a nova assinatura de design da marca Citroën. Apresentada, pela primeira vez, no concept Citroën Oli, de 2022, a nova assinatura faz um assumido contraste entre elementos verticais e horizontais, num design tecnicamente esculpido.

Leia ainda: Citroën oferece 1 ano gratuito de carregamentos

Na frente, a face mais alta e vertical incorpora um novo logótipo “chevron” oval de grandes dimensões, orgulhosamente colocado ao centro e reforçado a cada lado por grelhas horizontais em preto brilhante, numa interpretação técnica e apelativa dos chevrons inspirado em desenhos de arquitetura paramétrica.

O interior do ë-C3 é simples, seguindo as tendências atuais, com o painel de instrumentos substituído por um ‘head-up display’, que mostra informações numa secção preta brilhante entre a parte superior do painel e a parte inferior do pára-brisas. Assim, elimina a duplicação de dados e fornece ao condutor as informações importantes sem tirar os olhos da estrada.

Este ecrã é acompanhado por um ecrã flutuante de 10,25 polegadas, ligeiramente inclinado para o condutor, que abriga o sistema de infoentretenimento.

Motor de 113cv e 320 km de autonomia

O motor elétrico de 113cv é alimentado por uma bateria LFP (Fosfato de Ferro-Lítio) de 44 kWh, o que lhe permite anunciar uma autonomia de até 320 quilómetros (ciclo WLTP). É capaz de acelerar dos 0 aos 100 km/h em cerca de 11 segundos e alcançar uma velocidade máxima provisória de 135 km/h.

Tem uma capacidade de carregamento rápido de 100 kW DC, permitindo recarregar de 20 a 80 por cento da sua capacidade em 26 minutos. O carregamento normal em corrente alternada (AC), de 20% a 80%, demora cerca de 4h10 utilizando uma potência de 7 kW, ou 2h50 se estiverem disponíveis 11 kW.

O ë -C3 inclui de série um cabo Modo 3, que permite o carregamento tanto em instalações domésticas como em postos de carregamento públicos. O cabo é compatível com uma Wallbox monofásica de 7,4 kW, bem como com uma trifásica de 11 kW.

Estará disponível numa gama simplificada de apenas duas versões bem equipadas: You e Max. A série de entrada You conta, de série, com faróis LED dianteiros, Suspensão Citroën Advanced Comfort®, Active Safety Brake (sistema de travagem de emergência), novo sistema Citroën Head Up Display, sistema My Citroën Play com Smartphone Station para infotainment, espelhos retrovisores elétricos, iluminação automática, radar de estacionamento traseiro, spoiler traseiro, cruise control, ar condicionado manual e seis airbags.

O topo de gama Max acrescenta jantes de liga leve de 17 polegadas com corte diamantado, pintura bi-tom Citroën, com tejadilho contrastante, barras de tejadilho decorativas, chapas de proteção à frente e atrás, ecrã tátil a cores de 10,25 polegadas com espelhamento de smartphone, bancos Citroën Advanced Comfort®, limpa para-brisas automático, retrovisores exteriores elétricos e aquecidos, volante em pele, banco da segunda fila rebatível 60/40 e regulação do banco do condutor em altura, luzes traseiras LED, ar condicionado automático, sistema de navegação 3D, carregamento sem fios, câmara traseira, espelho retrovisor eletrocromático e vidros traseiros elétricos.

Quando chega o Citroën ë-C3 a Portugal?

O novo Citroën ë-C3 chegará aos concessionários nacionais no segundo trimestre de 2024.