A Toyota acaba de reforçar a gama Hilux com uma motorização eletrificada. A Hilux Hybrid 48V chega a Portugal na versão cabina dupla Invincible, com preços a partir de 68.690 euros.
Esta versão distingue-se das restantes pela grelha tridimensional e um para-choques dianteiro que realça a sua robustez.
O sistema híbrido de 48V utiliza o conhecido motor turbodiesel de 2,8 litros da Hilux, equipado com um novo motor-gerador elétrico, uma bateria de iões de lítio de 48V e um conversor DC-DC.
O motor aciona o motor-gerador elétrico (uma unidade síncrona de ímanes permanentes), que por sua vez carrega a bateria híbrida. Quando carregada, a bateria híbrida pode fornecer até 12 kW adicionais de potência e 65 Nm de binário ao grupo motopropulsor em aceleração.
Leia ainda: Novo Toyota Land Cruiser já tem preços
A bateria híbrida de iões de lítio de 48V tem 13 células e uma capacidade de 4,3Ah. Com um peso de apenas 7,6 kg, encontra-se colocada por baixo dos bancos traseiros do veículo, com um impacto mínimo no espaço do habitáculo. Tanto a bateria híbrida como o conversor DC-DC de baixo perfil estão protegidos contra a entrada de água.
O motor 16 válvulas, gera um máximo de 204 cv (150 kW) às 3.400 rpm e um binário de 500 Nm entre as 1.600 e as 2.800 rpm. Possui injeção de combustível common rail, um turbocompressor de bocal variável e um intercooler arrefecido a água.
As características de controlo das emissões de escape incluem um filtro de partículas, Redução Catalítica Seletiva e injeção adicional de ureia. Em comum com outros modelos Hilux, o Hybrid 48V é compatível com o gasóleo HVO100, um combustível não fóssil produzido a partir de fontes 100% renováveis.
O estado de funcionamento do motor-gerador é indicado no ecrã multi-informação do condutor com uma leitura que mostra CHG (regeneração de energia), ECO (assistência elétrica) e PWR (assistência elétrica).