Mazda MX-30 R-EV: o elétrico recebe um extensor de autonomia

Elétrico da Mazda ganha motor rotativo e aumenta autonomia para mais de 500 km

0 aos 100 15/01/2023 Noticias

A Mazda recuperou a tecnologia do motor Wankel (lembra-se do RX-7 e RX8?) para converter o elétrico MX-30 num elétrico com extensor de autonomia.

A versão e-Skyactiv R-EV conta com um motor rotativo de 830 cc e uma potência de 74cv a funcionar como gerador de eletricidade para alimentar a bateria, o que permite estender a autonomia.

O motor rotativo acompanha o motor elétrico de 170cv e a bateria de 17,8 kWh de capacidade, o que garante uma autonomia de 85 km (até 110 km em cidade), com uma só carga externa à corrente. Terminada a carga na bateria, entra em ação o pequeno motor Wankel para ajudar a alimentar a bateria.

Assim, os 50 litros do depósito de gasolina permitem estender a autonomia para mais de 500 km.

Veja ainda:

O MX-30 R-EV pode ser ligado em postos de corrente contínua (CC) ou alternada (CA), com o carregador de bordo preparado para admitir 36 kW em postos rápidos e até 11 kW em corrente alternada trifásica (7,2 kW em monofásica). Num posto rápido, serão necessários 25 minutos para uma carga completa.

O motor elétrico de 170 cv é capaz de acelerar os 1778 kg do MX-30 R EV até aos 100 km/h em 9,1 segundos, sendo que a velocidade máxima está limitada a 140 km/h.

Com esta solução PHEV mas com motor a gasolina a funcionar apenas como gerador, a Mazda anuncia consumo médio de apenas 1 l/100 km e emissões de CO2 de 21 g/km para os primeiros 100 km realizados apenas com uma carga da bateria.

O preço para Portugal ainda não é conhecido, mas em Espanha sabe-se já que o MX-30 e-Skyactiv R-EV já está à venda a partir de 38.050 euros.

Deixe o seu comentário

Pesquise aqui o seu futuro carro usado

Hyundai Kauai N-Line. Quando a irreverência enche (ainda mais) as medidas
Pub