Por dentro dos ralis. Estivemos nos testes dos Toyota GR Yaris RZ

É sempre um momento especial quando recebemos o convite para viver de perto o ambiente dos testes de ralis

0 aos 100 08/07/2022 Desporto

Serra da Serradela, em Ruivães, Vieira do Minho e uma dezena de Toyota GR Yaris RZ do Toyota Gazoo Racing Iberian Cup prontos a “comer” asfalto. A convite da Toyota Caetano, fomos até Vieira do Minho para viver de perto um dia de testes do Toyota Gazoo Racing Iberian Cup e sentir as emoções dos explosivos GR Yaris RZ.

A sessão de testes destinava-se a preparar as afinações para a estreia do Toyota Gazoo Racing Iberian Cup no Rally Viana do Castelo, que decorre este fim de semana e que marca a chegada do troféu ibérico aos pisos de asfalto.

Antes de uma “voltinha” ao troço nas belas estradas de asfalto da Serradela, em Ruivães, vimos evoluir os GR Yaris, atualmente o modelo de produção em série mais próximo dos carros de rali.

Tendo 261 cavalos, extraídos de um impressionante motor 1.6 Turbo de apenas três cilindros (sim, leu bem: 3 cilindros apenas...) e tração às quatro rodas (tal como os “verdadeiros” carros de ralis), o GR Yaris permite um andamento muito rápido (exemplo o 0 aos 100 km/h em escassos 5,5 segundos), e funciona como uma rampa de lançamento para quem já se iniciou nos ralis e tanta dar o salto para patamares superiores.

Ao lado, as sensações confirmam as expectativas. O GR Yaris tem um comportamento irrepreensível, bruto como um bom carro de ralis, e a resposta do motor faz esquecer que o motor é de apenas três cilindros.

O programa do Toyota Gazoo Racing Iberian Cup é composto por oito provas, quatro em Portugal e outras tantas em Espanha e distribui pelos pilotos mais de 250 mil euros em prémios.

Para quem estiver a pensar em entrar na competição, o GR Yaris é entregue com KIT de competição instalado na configuração asfalto, registado, homologado, equipado com Passaporte Técnico e pronto para competir. O preço do sonho dos ralis ronda os 70 mil euros (+ IVA).

No Rally Viana do Castelo estarão em ação dez GR Yaris, o que promete animar a competição, que conta com mais de oito dezenas de inscritos. Começa esta sexta-feira e contará com dez especiais, incluindo uma super-especial urbana a ter lugar no centro da cidade minhota.

Deixe o seu comentário

Pesquise aqui o seu futuro carro usado

Hyundai Kauai N-Line. Quando a irreverência enche (ainda mais) as medidas
Toyota Yaris 1.5 híbrido. Espécie evoluída