Continental lança pneus com poliéster feito a partir de garrafas PET recicladas

Produção está a ser feita em exclusivo na fábrica da Continental, em Lousado.

0 aos 100 03/05/2022 Curiosidades

A Continental é o primeiro fabricante de pneus a lançar a produção em série de fio de poliéster reciclado, obtido a partir de garrafas de plástico PET. O novo material de alto desempenho será utilizado em algumas dimensões dos pneus PremiumContact 6, EcoContact 6 e AllSeasonContact. Isto substitui o poliéster convencional na carcaça dos pneus selecionados. Um conjunto de pneus standard de um automóvel de passageiros utiliza cerca de 40 garrafas PET recicladas.

As garrafas utilizadas para esta tecnologia provêm exclusivamente de regiões sem um circuito fechado de reciclagem (a reciclagem de circuito fechado é um processo em que os resíduos são recolhidos, reciclados e reutilizados para voltar a produzir o mesmo produto original).

Num processo de reciclagem especial, as garrafas são separadas e limpas mecanicamente, depois das tampas das mesmas serem removidas. Após a trituração mecânica, o PET é posteriormente transformado em granulado e finalmente em fio de poliéster.

"Utilizamos apenas materiais de alto desempenho nos nossos pneus premium. A partir de agora, vão incluir fio de poliéster a partir de garrafas PET, num processo de reciclagem particularmente eficiente. Levámos a nossa tecnologia inovadora ContiRe.Tex para a fase de produção em apenas oito meses. Estou orgulhoso de toda a nossa equipa por este feito notável", diz Ferdinand Hoyos, responsável pela Área de Negócio Mercado de Substituição da Continental na Europa, Médio Oriente e África (EMEA). Acrescenta, "estamos constantemente a expandir a quota de materiais renováveis e reciclados nos nossos pneus. Até 2050, no máximo, queremos utilizar apenas materiais sustentáveis na nossa produção ".

Os primeiros pneus com garrafas PET recicladas já disponíveis 

Todos os pneus produzidos com tecnologia ContiRe.Tex provêm da fábrica de pneus da Continental em Lousado, Portugal.

Veja ainda:

Os pneus com tecnologia ContiRe.Tex têm um logótipo especial na parede lateral, onde se lê "Contém Material Reciclado".

O fio poliéster feito de PET é usado há muito tempo como material na montagem de pneus de passageiros e camiões ligeiros. Os cordões têxteis absorvem as forças da pressão interna do pneu e permanecem estáveis, mesmo sob cargas e temperaturas elevadas. Para tornar os pneus ainda mais eficientes no consumo de energia e amigos do ambiente no fabrico, utilização e reciclabilidade, a Continental está a investigar intensivamente materiais alternativos para a sua produção.

Deixe o seu comentário

Pesquise aqui o seu futuro carro usado

Hyundai Kauai N-Line. Quando a irreverência enche (ainda mais) as medidas
Pub