A Mercedes-Benz anunciou a introdução da função ‘Mudança Automática de Faixa de Rodagem’ na Europa, numa nova funcionalidade que permite a ultrapassagem automática de veículos mais lentos.
Com a função “Mudança Automática de Faixa de Rodagem”, a Mercedes-Benz irá oferecer um desenvolvimento inteligente adicional dos seus sistemas de assistência à condução SAE Nível 2 1 para o mercado europeu – frequentemente designados também por Nível 2+. A empresa está atualmente a trabalhar na adaptação da função a situações de trânsito europeias.
O lançamento de mercado está previsto para coincidir com a entrega das primeiras unidades do novo Classe E.
Como funciona?
Se for detetado um veículo à frente a circular a uma velocidade inferior, o sistema pode iniciar uma mudança de faixa na gama de velocidade de 80-140 km/h e efetuar automaticamente uma manobra de ultrapassagem completa se forem detetadas as marcações das faixas de rodagem e existir espaço suficiente. Para que tal seja possível, o sistema deve conhecer o limite de velocidade legal da estrada e o veículo deve estar equipado com o Sistema de Navegação MBUX.
O sistema não necessita de qualquer ação adicional por parte do condutor para executar a mudança automática de faixa de rodagem.
Com a orientação de itinerário ativa, o sistema também assiste durante a entrada e a saída de autoestradas. Como um sistema SAE Nível 2 não isenta o condutor da sua responsabilidade de condução mesmo durante a mudança automática de faixa de rodagem, a Mercedes-Benz determinou que as mãos do condutor devem permanecer no volante.
Deixe um comentário