Município da Maia reforça frota elétrica com Soc. Com. C. Santos

Município pretende ser o primeiro território português a atingir a neutralidade carbónica

0 aos 100 21/03/2022 Noticias

A Câmara Municipal da Maia reforçou a frota automóvel com viaturas elétricas e híbridas plug-in fornecidas pela Sociedade Comercial C. Santos. Um total de 25 unidades smart EQ e Mercedes-Benz foi entregue pela concessão a este município, que pretende ser o primeiro território português a atingir a neutralidade carbónica.

Os modelos contratados em regime de renting incluem 20 smart EQ forfour e cinco Mercedes-Benz Classe A 250e Limousine. O processo de entrega arrancou no final de 2021 e foi agora concluído. Com estas 25 unidades elétricas smart EQ e híbridas plug-in Mercedes-Benz, a Câmara Municipal da Maia dá mais um passo no sentido da redução das emissões da frota de veículos ao serviço do município.

Este fornecimento integra-se, aliás, na integração de uma frota de cerca de 90 viaturas ao serviço da Câmara Municipal da Maia, em que todas são 100% elétricas (a esmagadora maioria) ou híbridas plug-in.

Veja ainda:

A Maia pretende antecipar as metas de redução previstas para 2050 e atingir a neutralidade carbónica, se possível, antes do referido horizonte temporal. Para tal, tem alicerçado o seu caminho na crescente eficiência energética da comunidade concelhia, beneficiando de melhor qualidade de vida, baseada, entre outras, numa mobilidade ambientalmente mais sustentável.

“A renovação da frota com viaturas que podem funcionar sem emissões locais é mais um entre os vários passos que a autarquia está a dar para que a Maia se aproxime do objetivo de ser a primeira cidade do país a atingir a neutralidade carbónica”, explica o presidente da Câmara Municipal da Maia, António Silva Tiago.

Soluções amigas do ambiente

 “Para a Sociedade Comercial C. Santos, que tem sede na Maia, é um privilégio poder contribuir para que a Câmara Municipal da Maia converta a frota para veículos com menos emissões e, assim, ficar mais próxima da neutralidade carbónica”, afirma o administrador-delegado da Sociedade Comercial C. Santos, Pinho da Costa.

As 25 viaturas agora entregues a este concelho da Área Metropolitana do Porto foram contratadas em renting, com o fornecimento a ser efetuado pela Sociedade Comercial C. Santos em parceria com ALD Automotive, multinacional de gestão de frotas e aluguer operacional. 

O smart EQ forfour tem potência de 60 kW/82 cv e oferece uma autonomia de 130 km. Pode ser carregado, em wallboxes de 22 Kw, em apenas 45 minutos. 

O Mercedes-Benz Classe A 250e Limousine é um híbrido plug-in. Conta com um motor/alternador elétrico com uma potência de 75 kW e um motor a gasolina de quatro cilindros 1330 cc e 102 cv. A potência total do sistema atinge 160 kW (218 cv) e um binário de 450 Nm.

O A 250e Limousine tem bateria com 15,6 kWh de potência e uma autonomia 100% elétrica de 70 km (portanto, suficiente para as necessidades quotidianas da maioria dos utilizadores). Numa wallbox de 7,4 kW com corrente alternada (AC) carrega em 1h45 (de 10% até 100%) e em corrente contínua (DC), em 25 minutos (de 10% até 80%) em cerca de 25 minutos.

Deixe o seu comentário

Pesquise aqui o seu futuro carro usado

Pub
Toyota Yaris 1.5 híbrido. Espécie evoluída