Foram 33 os novos modelos que o Euro NCAP “destruiu” de todas as formas e feitios durante 2021, com o objetivo de determinar os que melhor protegem passageiros e ocupantes em caso de acidente. Ao todo, 22 receberam a classificação máxima de cinco estrelas, o máximo atribuído pelo organismo, sinónimo de um desempenho de realçar.
Na lista publicada com os melhores de cada segmento, o Nissan Qashqai foi considerado o melhor entre os SUV de pequenas dimensões, enquando o Mercedes-EQ EQS foi considerado o melhor entre os Executivos, assim como entre os “Elétricos Puros”, batendo o Polestar 2, que ficou em segundo lugar.
Entre os compactos, o melhor desempenho foi conseguido pelo Toyota Yaris Cross, ao passo que a Skoda venceu a categoria “Pequeno Familiar” com o Fabia e o “Grande Off-Road” com o elétrico Enyaq iV, batendo o BMW iX.
"2021 foi um ano difícil para a indústria automóvel: a escassez de semicondutores foi a picada na cauda da crise da Covid, que afetou os cronogramas de desenvolvimento, produção e vendas. Ainda assim, vimos vários modelos de carros novos a chegar ao mercado, muitos deles elétricos ou híbridos, e muitos deles alcançando classificações de cinco estrelas, apesar dos requisitos exigentes ", afirma o Euro NCAP.
O organismo europeu tem vindo a testar todos os automóveis comercializados na Europa desde 1997, avaliando a segurança através de várias colisões simuladas e pontuando a tecnologia ao nível da prevenção dos acidentes.
Deixe o seu comentário