BMW mostra carro que muda de cor

Protótipo estreia inovadora pintura que muda de cor mediante impulsos elétricos.

0 aos 100 06/01/2022 Noticias

Parece ficção científica, mas já é possível mudar completamente a cor de um carro ao simples toque de um botão. A tecnologia foi apresentada pela BMW na edição deste ano da CES (Consumer Electronics Show), com o iX Flow, um protótipo do SUV elétrico dotado de uma inovadora pintura camaleónica, que muda de cor mediante impulsos elétricos.  

A inovação, com entraves legais em mercados como o português (a lei diz que a cor é um elemento identificativo do veículo), a pintura mágica da BMW estreia a tecnologia E Ink, que atua como “uma forma de expressão da personalidade dos condutores”.

Veja ainda:

Trata-se de uma película especial composta por milhões de microcápsulas (equivalentes à espessura de um cabelo humano), semelhante à utilizada nos e-readers (leitores de livros digitais), que muda de cor exterior do carro que é utilizada.

As microcápsulas são cheias com pigmentos brancos e pretos, sendo que um campo elétrico faz com que os pigmentos brancos se acumulem na superfície da microcápsula, dando à carroçaria a tonalidade desejada.

Por enquanto, é possível alternar apenas entre branco, preto e algumas tonalidades de cinza. No entanto, a tecnologia não deve demorar para evoluir e tornar-se compatível com novas cores.

Toda a operação de mudança de tonalidade é feita ao simples toque de um botão e realizada instantaneamente. “Isso dá ao condutor a liberdade de expressar diferentes facetas dE personalidade ou até mesmo o prazer da mudança de estilo, e de redefinir isso sempre que entra no carro”, afirma Stella Clarke, chefe do projeto do BMW iX Flow.

"O veículo torna-se assim uma expressão de diferentes estados de espírito e circunstâncias da vida diária", acrescenta o mesmo responsável.

A durabilidade desta pintura tecnológica e sua capacidade de suportar climas extremos ainda são desconhecidas. Em relação ao futuro e à sua passagem para a produção, a BMW avança apenas que se trata de um “projeto avançado de pesquisa e design”.

Deixe o seu comentário

Pesquise aqui o seu futuro carro usado

Pub
Nissan Juke 1.0 DIG-T N-Design: Perfil ganhador