bZ4X, elétrico da Toyota promete 450 km e garantia da bateria por 10 anos

Toyota também já é elétrica. Primeiro modelo da gama bZ é um SUV e chega no início de 2022

0 aos 100 01/11/2021 Noticias

Os últimos são os primeiros. A Toyota tardou, mas prepara-se para “atacar” em força os SUV elétricos. O primeiro passo da ofensiva dá pelo nome de bZ4X, o primeiro modelo da submarca “bz”, acrónimo para “beyond Zero” (para além do zero), em alusão às “zero emissões” dos veículos elétricos.

O primeiro modelo Toyota desenvolvido a partir de “uma folha branca” especificamente para ser um elétrico a bateria estreia a plataforma e-TNGA desenvolvida em parceria com a Subaru.

No arranque da comercialização, previsto para o primeiro trimestre de 2022 (pré-reservas arrancam já em dezembro), o bZ4X estará disponível em duas versões, com duas rodas motrizes ou tração integral, e uma bateria de iões de lítio com 71,4 kWh.

O bZ4X com tração dianteira é alimentado por um motor elétrico dianteiro com 204 cv e 265 Nm de binário, que permite uma aceleração dos 0-100 km/h em 8.4 segundos e uma velocidade máxima de 160 km/h. O modelo com tração às 4 rodas debita 218 cv com 336 Nm de binário, com a aceleração dos 0 aos 100 km/h a ser cumprida em 7.7 segundos.

A Toyota anuncia uma autonomia para até 450 quilómetros no ciclo de homologação WLTP.

Veja ainda:

O modelo admite recarregamentos rápidos (até 150 kW), o que permitirá recuperar 80% da carga em apenas 30 minutos e a bateria está protegida com garantia de 10 anos ou 240.000 quilómetros, com a marca a assegurar 90% da capacidade.

Entre os sistemas inovadores do bZ4X, a Toyota destaca a presença da climatização por bomba de calor e o teto solar, em opção, equipamento que vai permitir recarregar a bateria do veículo enquanto circula ou está parado ao sol.

O fabricante afirma que este painel com células fotovoltaicas é capaz de acumular num ano energia suficiente para poder circular 1.800 quilómetros.

No interior, destaque para o princípio “mãos no volante, olhos na estrada”, com opainel de instrumentos em posição inferior, na linha de visão do condutor, acima da linha do volante, à semelhança do i-cockpit da Peugeot.

Com dimensões pouco superiores às do RAV4, o bZ4X (o 4 indica que se trata de um veículo de tamanho médio, enquanto o X designa o formato SUV) anuncia uma bagageira com 452 litros de volumetria.

Deixe o seu comentário

Pesquise aqui o seu futuro carro usado

Pub
Nissan Juke 1.0 DIG-T N-Design: Perfil ganhador