Próximo Audi A4 estreia nova tecnologia de motores de combustão

Nova geração vai desdobrar-se em dois modelos diferentes: o último A4 térmico e o A4 e-tron elétrico

0 aos 100 11/10/2021 Noticias

A próxima geração do Audi A4, com lançamento previsto para 2023, será dividida em dois modelos totalmente independentes: de um lado o A4 térmico, que contará com uma nova geração de motores a gasolina e gasóleo, descritos como "os melhores já construídos até agora", e do outro o A4 e-tron, concorrente do BMW i4, Polestar 2 e Tesla Model 3. A única coisa que terão em comum será o nome e o segmento.

Assim, enquanto o A4 continuará a recorrer à plataforma MLB já utilizada no modelo atual, o A4 e-tron estará assente na plataforma PPE, desenvolvida em conjunto pela Audi e Porsche.

Esta plataforma utiliza una arquitetura elétrica de 800 volt, pelo que o A4 e-tron poderá carregar até 270 Kw, esperando-se uma autonomia máxima superior a 700 km em ciclo WLTP.

Veja ainda:

Sobre a nova geração de motores de combustão, Oliver Hoffman, o responsável de desenvolvimento, adiantou que estarão adaptados às normas Euro 7 e que todos contarão com a tecnologia “mild hybrid” de 48V, sistema de injeção de maior pressão, mais potência e "melhor resposta do acelerador a baixas velocidades".

O segredo está num 'esquema de turbocompressor único', o que indicia a utilização de um turbocompressor elétrico, que beneficiará o desempenho a baixos regimes.

O novo A4, de resto, contará também com uma versão híbrida plug-in com até 100 quilómetros de autonomia, possivelmente a mesma mecânica utilizada no Volkswagen Passat GTE, por exemplo.

Por fora, o novo A4 deverá seguir as linhas mestras do A3, com alguns “toques” do e-tron GT, por exemplo, embora não seja de esperar grandes rasgos de ousadia, seguindo a filosofia do construtor alemão.

Deixe o seu comentário

Pesquise aqui o seu futuro carro usado

Toyota Yaris 1.5 híbrido. Espécie evoluída
Mercedes-Benz B 250e: ora elétrico, ora gasolina!