Governo baixa desconto nos carregamentos de carros elétricos

Apoio do Fundo Ambiental anula subida de custos de 57% face ao preço pago em 2022.

Apoio do Fundo Ambiental anula subida de custos de 57% face ao preço pago em 2022.

O Governo baixou o apoio ao carregamento de veículos elétricos dos atuais 0,2614 euros, para apenas 0,1902 euros em 2023. Esta redução acompanha a descida dos preços da mobilidade elétrica aprovados pelo regulador, segundo despacho publicado em Diário da República.

O desconto ao custo de cada carregamento registado na rede “assume o valor de 0,1902 euros por cada carregamento”. A medida vigora desde 1 de Janeiro até 31 de Dezembro de 2023, segundo o despacho assinado por Duarte Cordeiro, ministro do Ambiente e da Ação Climática.

A ajuda serve para anular, junto dos condutores, o aumento das tarifas da Entidade Gestora da Rede de Mobilidade Elétrica. A ajuda é paga aos comercializadores de eletricidade para a mobilidade elétrica (CEME), que depois têm de repercutir esse efeito junto dos seus clientes.

“Na atual conjuntura de evolução da tarifa de energia no setor elétrico, importa manter alguma estabilidade nos preços de carregamento na rede de mobilidade elétrica nacional, através de um apoio aos utilizadores de veículos elétricos que ajude a promover a adoção deste tipo de veículos”, sustenta o despacho assinado pelo ministro do Ambiente e da Ação Climática, Duarte Cordeiro.

Segundo a ERSE, as reduções de 12% das tarifas da Entidade Gestora da Rede de Mobilidade Elétrica (EGME) representam “um efeito adicional de -0,11 euros por cada 100 km” (quilómetros) a título de exemplo.

De acordo com os dados divulgados pela ERSE, em 2021, a rede de mobilidade elétrica permitiu a realização de mais de 1,38 milhões de carregamentos, num total de 4.959 pontos de carregamento.