Os SUV são os carros da moda, o que levou a Toyota a reforçar a oferta, aliando aos já conhecidos C-HR e RAV4, um Yaris Cross, um veículo que complementa a oferta. Mas o novo SUV, como os restantes, esgrime uma série de argumentos que prometem torná-lo num adversário difícil de combater, não só dentro da gama Toyota, como face à concorrência.
Exteriormente até podia ser um Yaris de “calças arregaçadas”. Mas não. O Yaris Cross tem estilo próprio, algo evidente na silhueta encorpada (mais que no Yaris) e o desenho próprio da dianteira e traseira (a remeter para o RAV4).
O novo SUV urbano foi desenvolvido sobre a plataforma global GA-B, a arquitetura do Yaris, com a mesma distância entre eixos (2560 mm), mas com carroçaria esticada em 240 mm, para oferecer mais espaço no habitáculo e, sobretudo, na bagageira, que ganha 104 litros em relação ao Yaris, para um total de 397 litros de capacidade.
A altura ao solo é 30 mm maior em relação ao Yaris, sendo ainda mais alto (90 mm) e mais largo (20 mm).
Conta com o sistema híbrido de quarta geração com motor de 1.5 litros e uma potência combinada de 116cv, embora também esteja disponível por encomenda o motor a gasolina 1.5 VVT-i de 125 cv.
Veja ainda:
- Toyota desenvolve motor de combustão alimentado a hidrogénio
- Toyota GR 86, o sucessor do GT 86
- Yaris Cross, o novo SUV da Toyota
- Toyota Corolla Touring Sports TREK, uma carrinha com 'alma' SUV
Em Portugal está disponível com cinco níveis de equipamentos principais – Comfort, Comfort Plus, Exclusive e Square Collection, Luxury - além da Premiere Edition para o período de lançamento.
Começando no nível Comfort Plus, já com jantes de liga leve prateadas de 16 polegadas, faróis de nevoeiro dianteiros de LED, sensor de chuva, câmara traseira e o sistema multimédia Toyota Touch de 8 polegadas.
No nível Exclusive e Square Collection, as jantes passam a ser de 17 polegadas e acrescenta elementos como o smart entry & start e um sistema de som mais potente com seis altifalantes, além de um Mostrador multi-informações de 7 polegadas na instrumentação.
No topo da gama, os acabamentos Luxury e Premier Edition distinguem-se pelo acabamento em piano lacado e detalhes cromados na grelha frontal superior, bancos dianteiros aquecidos, ar condicionado bizona e ajuste lombar elétrico no banco do condutor.
A versão Premiere Edition conta com uma pintura exterior bicolor, design exclusivo das jantes de liga leve de 18 polegadas e portão traseiro elétrico, além de outros detalhes específicos.
Os preços arrancam nos 22.595 euros para a versão de acesso do motor a gasolina 1.5 VVT-i de 125 cv, enquanto o híbrido começa nos 24.795 euros para o nível de equipamento Comfort.
Gama e preços do Yaris Cross:
- Yaris Cross 1.5 Hybrid Dynamic Force Comfort 24.795,96 €
- Yaris Cross 1.5 VVT-i Comfort 22.595,96 €
- Yaris Cross 1.5 Hybrid Dynamic Force Comfort Plus 26.195,96 €
- Yaris Cross 1.5 VVT-i Comfort Plus 23.995,96 €
- Yaris Cross 1.5 Hybrid Dynamic Force Exclusive 27.895,96 €
- Yaris Cross 1.5 VVT-i Exclusive 25.695,96 €
- Yaris Cross 1.5 Hybrid Dynamic Force SQUARE Collection 29.195,96 €
- Yaris Cross 1.5 Hybrid Dynamic Force Luxury 30.495,96 €
- Yaris Cross 1.5 Hybrid Dynamic Force Premier Edition 33.195,96 €
Deixe o seu comentário