A gama do Audi e-tron, que já inclui um SUV e um SUV Coupé, acaba de ganhar um novo e importante reforço, a berlina desportiva e-tron GT. No lançamento, estarão disponíveis duas versões: com 476 cv/350 kW (530 cv em overboost, por um período máximo de 2,5 segundos) no e-tron quattro; e com 598 cv/440 kW (646 cv em overboost) no RS e-tron GT. Na Alemanha, os preços começam nos 99.800 euros e 138.200 euros, respectivamente.
Com 4,99 metros de comprimento, 1,96 m de largura, 1,41 m de altura - dimensões semelhantes às do Audi A6, por exemplo -, o e-tron GT surge como um dos maiores adversários do Porsche Taycan e do Tesla Model S.
A plataforma, motores, bateria e suspensões são os mesmos do Taycan. A configuração mecânica é sempre de dois motores elétricos de síncrono permanente, para tração integral, ‘alimentados’ por bateria de iões de lítio com 85 kWh. A autonomia varia entre os 488 km no e-tron GT; 472 km no caso do RS e-tron GT.
Quanto a números, a Audi anuncia uma aceleração de 0 a 100 km/h em 4,1 segundos; 3,3 segundos no RS e-tron GT, com velocidades máximas de 245 km/h e 250 km/h, respetivamente. O consumo energético do e-tron GT varia entre 18.8 e 20.2 kWh/100 km.
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A berlina desportiva elétrica aceita carregamentos AC de 11 kW e 22 kW e DC até aos 270 kW, neste último para recuperar cerca de 100 km em menos de cinco minutos. De 5 a 80% do estado de carga, demora menos de 23 minutos em condições ideais, segundo a Audi.
No interior, destaque para o sistema Audi virtual cockpit plus (12.3”), que se combina com ecrã tátil (10.1”) do sistema de infoentretenimento MMI, com reconhecimento por voz e ligação online, navegação inteligente com funções específicas do e-tron, entre outros.
As primeiras entregas do terceiro elemento da família e-tron, depois do e-tron e e-tron Sportback, estão marcadas para a primavera.
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