Apple Car será como 'a primeira vez que viu o iPhone'

Carro elétrico da Apple pode chegar já em 2024, com tecnologia de baterias revolucionária

0 aos 100 05/01/2021 Noticias

Começam a surgir os primeiros detalhes do “Apple Car”, o carro elétrico da Apple que deverá ser lançado em 2024. Segundo a agência Reuters, o veículo elétrico terá um sistema avançado de condução autónoma e tecnologia especialmente desenvolvida pela Apple para reduzir o consumo das baterias.

Os planos da Apple de lançar um carro elétrico foram conhecidos, pela primeira vez, em 2014 – mas houve avanços e recuos e a “empresa da maçã” decidiu, a dada altura, começar do zero. Agora, o projeto parece estar em fase acelerada de senvolvimento e garantia é dada pelas fontes: a bateria seria uma coisa “de outro nível” em relação ao que já existe.

O segredo estará nas baterias “monocélulas”, com maior capacidade e autonomia graças à tecnologia LFP, lítio-ferro-fosfato, mais segura, uma vez que não utiliza cobalto e que por isso aquece menos e tem menos probabilidade de sobreaquecer.

“É o próximo nível”, disse uma fonte, que preferiu não ser identificada, à Reuters, sobre a tecnologia de bateria da Apple para o Apple Car. “Como a primeira vez que você viu o iPhone.”

Veja ainda:

Obviamente, o Apple Car terá sistemas de condução autónoma, baseada nos sensores LIDAR, que, e não por acaso, estão presentes também nos iPhone 12 Pro e iPad Pro. Estes sensores ajudam os carros autónomos a alcançar uma visão tridimensional e mais ampla das vias.

“A minha reação inicial como acionista é: hein?” disse Hal Eddins, economista-chefe do conselho de investimento de capital acionista da Apple. “Ainda não vejo o apelo do setor automóvel, mas a Apple pode estar de olho em outro ângulo diferente do que estou a ver.”

Em aberto ficam algumas questões importantes. A pandemia vai atrasar o projeto? Outra: a Apple tem recursos financeiros, mas a indústria automóvel não permite grandes lucros. Em vista alguma sinergia? Vai vender a tecnologia?

Deixe o seu comentário

Pesquise aqui o seu futuro carro usado

Nissan Juke 1.0 DIG-T N-Design: Perfil ganhador
Pub