Volkswagen cria 'R2-D2' para carregar carros elétricos

Beep Boop é um carregador autónomo ao melhor estilo do R2-D2 da saga 'Guerra das Estrelas'. Chega em 2021

0 aos 100 29/12/2020 Noticias

A Volkswagen apresentou um robô que pretende facilitar a vida dos proprietários de carros elétricos num futuro não muito distante. A tarefa destes robôs, que lembram o R2-D2 da saga “Guerra das Estrelas”, é de fazer os carregamentos elétricos dos veículos de forma autónoma sem a necessidade do condutor tenha de encontrar um lugar com um ponto de carregamento.

O objetivo é dotar infraestruturas, como parques de estacionamento, com processos de carregamento autónomos em que a única intervenção humana será a de ativar o robô e carregamento através de uma aplicação (app) ou de comunicação Car-to-X (tecnologia de conectividade entre veículos e infraestruturas).

O funcionamento é, aparentemente, simples. O robô da Volkswagen Group Components tomará então conta de forma autónoma de todo o processo de carregamento, que pode ser feito em vários veículos em simultâneo, pois o ‘encarregado processo’ pode levar consigo módulos de energia móveis que vai deixando com cada veículo.

O Beep Boop, como é denominado o robô, é acompanhado por uma unidade de armazenamento de energia com a qual carrega as baterias do carro. Esta unidade é aquela que fica com o veículo durante o processo, enquanto o robô é capaz de se mover e conectar outra unidade de armazenamento a outro carro simultaneamente.

Concluído o carregamento, o Beep Boop desconecta o carregador do carro, leva-o para recarregar novamente e aguardar o próximo veículo elétrico que precisar de seus serviços. Tudo de forma autónoma e sem exigir a supervisão ou ação de um humano.

Este projeto foi apresentado apenas em forma de protótipo e não foi revelado qualquer detalhe, como a capacidade máxima das baterias portáteis ou a potência de carregamento. Por outro lado, foi garantido que não vai ficar por protótipo e que chegará ao mercado em 2021.

Deixe o seu comentário

Pesquise aqui o seu futuro carro usado

Nissan Juke 1.0 DIG-T N-Design: Perfil ganhador
Toyota Yaris 1.5 híbrido. Espécie evoluída