O relatório da Consumer Reports de 2020 sobre as marcas e os modelos mais fiáveis deixou em dúvida a fiabilidade dos novos modelos elétricos após várias queixas por parte dos proprietários.
O relatório destaca que alguns “carros elétricos novos apresentam problemas importantes que serão cobertos pela garantia”, mas levantam dúvidas quanto a fiabilidade e qualidade.
"Os modelos do primeiro ano tendem a ser menos fiáveis do que aqueles que estão no mercado há vários anos. Os veículos elétricos não são exceção, embora componentes elétricos específicos, como baterias e transmissões, muitas vezes não sejam o problema", refere a maior entidade na avaliação de automóveis nos Estados Unidos (fiabilidade, qualidade inicial, satisfação dos clientes, etc).
A partir da informação partilhada pelos proprietários, a Consumer Reports aponta, explicitamente, para três modelos: o Audi e-tron, o Kia Niro EV e o Tesla Model Y.
Veja ainda:
- Consumer Reports: Mazda é a marca mais fiável
- As marcas de carros mais fiáveis
- Os carros menos fiáveis de 2017 são...
- Os 10 componentes mais trocados quando se leva o carro à oficina
Os proprietários do SUV elétrico da Audi relataram falhas no sistema de transmissão juntamente com problemas nos sistemas eletrónicos; os do SUV da Tesla culparam os problemas de qualidade de fabrico, por exemplo, na fase de pintura, já que alguns clientes relataram que receberam o carro mesmo com cabelos incrustados na pintura; enquanto no Kia foram detetados problemas com o motor elétrico.
Questionadas pela Consumer Reports, tanto a Audi como a Kia responderam que estão a trabalhar para resolver os problemas relatados, enquanto a Tesla ainda não respondeu à publicação.
Por outro lado, no seguimento dos problemas encontrados em diversos modelos de carros elétricos, a entidade decidiu questionar a fiabilidade não só do Porsche Taycan, mas também do Ford Mustang Mach-E e do Mercedes-Benz EQC, antes mesmo de testá-los.
Deixe o seu comentário