Tesla multada em 12 milhões de euros na Alemanha

Por alegadamente não cumprir as leis vigentes para a reciclagem das baterias

0 aos 100 04/11/2020 Noticias

A Tesla confirmou que foi condenada em 12 milhões de euros por um tribunal na Alemanha, por alegadamente não cumprir as leis vigentes para a reciclagem das baterias dos seus veículos elétricos.

Segundo o 'Welt am Sonntag', a própria Tesla reconhece em documento enviado à comissão de Bolsa e Valores dos Estados Unidos, a SEC, a condenação por parte da Umweltbundesamt, a agência federal alemã de proteção ambiental.

A Tesla é acusada de não ter cumprido a legislação germânica que exige aos fabricantes automóveis receberem e reciclarem as baterias no fim do seu ciclo para descartá-las em um mundo ecológico.

O construtor californiano já veio a público justificar que a condenação não está vinculada ao não cumprimento das regulamentações ambientais germânicas, mas antes ao não cumprimento de certas obrigações administrativas.

Veja ainda:

A maioria das baterias da Tesla que estão a circular nas estradas ainda estão cobertas pela garantia e, quando uma delas é substituída, geralmente essa bateria é "recondicionada" para ser utilizada em substituições futuras.

Alguns fabricantes de carros elétricos preferem usar as baterias antigas como dispositivos estacionários de armazenamento de energia para que os equipamentos ganhem uma segunda vida. A Tesla, por sua vez, prefere reciclá-las, algo que gera divergência entre a empresa e o governo alemão.

Deixe o seu comentário

Pesquise aqui o seu futuro carro usado

DS 3 Crossback BlueHDi 100. A virtude de ser diferente
Ensaio ao Renault Clio RS Line TCe 130 EDC: Faceta desportiva