BMW 128ti será o Serie 1 mais purista

Nova versão será 80 kg mais leve que o M135i xDrive de 306cv e tração integral

0 aos 100 16/09/2020 Noticias

Quem não se lembra os icónicos 1600ti ou 2002ti? Pois bem, a emblemática sigla "ti" está de regresso à BMW, com o lançamento de um inédito 128ti que promete ser o Série 1 mais dinâmico e purista da gama.

O desportivo de tração dianteira já concluiu os testes no "inferno verde" de Nürburgring-Nordschleife, estando agora em testes dinâmicos e de afinação nas estradas sinuosas de Eifel que rodeiam o circuito alemão.

Com a promessa de ser 80 kg mais leve face ao “M”, o 128ti dispensa a tração às quatro rodas em busca de maior leveza e dinâmica mais pura. Estará posicionado logo abaixo do M135i xDrive de 306cv. 

O motor escolhido é um 2.0 TwinPower Turbo a gasolina, capaz de desenvolver 265 cv, o que o posiciona como concorrente de modelos como o Hyundai i30 N ou o Ford Focus ST. Estará associado em exclusivo a uma caixa automática Steptronic de oito velocidades (não haverá caixa manual). Espera-se uma aceleração dos 0 aos 100 km/h em torno dos 6 segundos.

Veja ainda:

O resto dos ingredientes e as promessas de uma dinâmica excepcional resultam do trabalho feito no chassis e a introdução no eixo dianteiro de um diferencial Torsen de deslizamento limitado. 

A suspensão desportiva M foi especificamente ajustada e rebaixada em 10 mm, e o sistema de controlo desenvolvido pela BMW também foi revisto, para uma maior agilidade em estradas mais sinuosas.

 

Os travões com discos de 360 mm à frente “mordidos” por pinças de quatro êmbolos e com discos de 300 mm atrás são os mesmos do “irmão” M e os pneus Michelin Pilot Sport 4S são de série.

De resto ainda pouco se sabe, sendo quase certo que as vendas deverão arrancar antes do final do ano, logo que seja apresentado oficialmente, algo que se espera venha a acontecer nos próximos dias.

Deixe o seu comentário

Pesquise aqui o seu futuro carro usado

Ensaio ao Renault Clio RS Line TCe 130 EDC: Faceta desportiva
DS 3 Crossback BlueHDi 100. A virtude de ser diferente