Microondas poluem tanto quanto 7 milhões de carros

Só na União Europeia, os microondas emitem em torno de 7,7 milhões de toneladas de CO2 por ano, o equivalente às emissões de 6,8 milhões de carros

Miguel Costa 18/01/2018 Noticias

Esta é mais uma prova que os automóveis têm “costas largas”, especialmente quando o assunto é o meio ambiente. Segundo um estudo da Universidade de Manchester, no Reino Unido, os microondas em funcionamento na Europa emitem tanto dióxido de carbono quanto o libertado por sete milhões de carros.

Os cientistas britânicos avaliaram a emissão de dióxido de carbono libertado para atmosfera pelos microondas desde o seu fabrico até ao final de vida útil do electrodoméstico.

Os cálculos indicaram que 19 microondas num ano emitem tanto dióxido carbono como o emitido por um carro. Pelo que, segundo o estudo, todos os microondas na Europa poluem tanto quando sete milhões de carros, cerca de 7 milhões de toneladas de dióxido de carbono.

Com um tempo de vida útil que ronda os oito anos, cada aparelho é em média responsável pelo consumo de 579 kilowatts/hora de electricidade, o mesmo que uma LED de 7 watts acesa continuamente durante nove anos.

Carros e mitos de poluição

Este estudo da Universidade de Manchester demonstra claramente que a indústria automóvel não é a única responsável por um dos grandes problemas da atualidade e do futuro: a poluição e as mudanças climáticas.

De facto, a Agência Internacional de Energia divulgou que em 2013 o transporte rodoviário era responsável por 14% das emissões de CO2 em todo o mundo, atrás da indústria manufatureira e construção (17%), outros tipos de Transporte (18%) e, especialmente, geração de eletricidade e calor (34%).

Deixe o seu comentário