Mercedes-Benz CLA desilude no ‘teste do alce’

Nova geração do CLA trouxe à memória o falhanço do primeiro Classe A

0 aos 100 04/04/2020 Noticias

O “teste do Alce” volta a assombrar a Mercedes-Benz. Agora foi com o CLA que desiludiu no teste da manobra que avalia o comportamento de um veículo ao desviar-se de um obstáculo.

Este teste ficou famoso em 1997 quando o então novo Classe A da Mercedes falhou, capotando - enquanto um Trabant passou o teste. A Mercedes acabou por passar a incluir o controlo de estabilidade de série em todos os modelos.

Agora, no teste realizado pelo site espanhol km77, o coupé de quatro portas do novo Classe A falhou na manobra evasiva, que simula o movimento que o condutor tem de realizar para desviar-se de um alce na estrada.

Veja ainda:

O teste foi feito a uma velocidade de 76 km/h, que é o padrão da avaliação, sendo que o modelo não conseguiu contornar os cones na totalidade, acabando por atropelar um deles. Foi necessário reduzir a velocidade para 66 km/h e com a passagem de três condutores diferentes.

Mesmo a 73 km/h, o CLA de nova geração, não conseguiu fazer o desvio de forma limpa. Já na prova de slalom, o coupé de quatro portas do Classe A portou-se bem. O modelo testado CLA 200 estava equipado com o motor 1.3 Turbo a gasolina de 163 cavalos.

Curiosamente, a Mercedes-Benz CLA Shooting Brake – equipada com motor 2 litros a gasóleo (CLA Shooting Brake 200d), de 150cv -, conseguiu melhor resultado no “teste do alce”, embora conte igualmente com jantes de 19 polegadas e pneus 225/40 Turanza T005 da Bridgestone.

Deixe o seu comentário

Pesquise aqui o seu futuro carro usado

Ensaio ao Renault Clio RS Line TCe 130 EDC: Faceta desportiva
DS 3 Crossback BlueHDi 100. A virtude de ser diferente