'Schumacher estará uma pessoa diferente daquela que era'

Conceituado neurocirurgião italiano falou sobre a presumível condição do antigo piloto de F1

0 aos 100 01/01/2020 Desporto

O estado de saúde de Michael Schumacher, seis anos depois do acidente de esqui nos Alpes franceses, permanece uma enorme incógnita. Em declarações à edição italiana do Motorsport.com, o prestigiado neurocirurgião transalpino Nicola Acciarri traçou um retrato sobre como poderá estar o antigo piloto de Fórmula 1.

"Devo ser extremamente cuidadoso, porque ninguém tem a certeza sobre tudo o que se diz publicamente, havendo muito pouca informação. Pelo que é difícil perceber de que base clínica se deve partir", começou por afirmar o especialista.

Para Acciarri, "seis anos depois do acidente, devemos imaginar uma pessoa muito diferente daquela que recordamos das pistas. Estará num estado de alguém que esteve sempre sob assistência intensa, muito tempo acamado, com marcas orgânicas, musculares e esqueléticas muito alteradas e, eventualmente, deterioradas. Tudo em consequência do trauma cerebral".

Em relação ao tratamento de cardiologia com células-mãe, a que foi submetido em outubro passado, para melhorar o estado do seu coração, o especialista considera-o normal, tendo em conta que "o tratamento está focado não tanto numa grande recuperação, mas o funcionamento dos órgãos vitais".

Veja ainda:

"As condições de Michael exigem atenção de 360 graus, que não diz apenas respeito aos resultados de trauma cerebral. 'Schumi' terá pessoas que tentarão interagir com ele para mantê-lo ativo, mas também terá uma equipa de fisioterapeutas capazes de movimentá-lo e evitar os efeitos dos cuidados prolongados", explicou.

"Estou-me a referir a atrofia muscular, distúrbios tendinosos, osteoporose e até alterações orgânicas, numa situação muito, muito delicada que, no caso de pessoas menos favorecidas do ponto de vista económico, geralmente resulta num fim precoce, por causa das consequências irreversíveis podem surgir", concluiu.

Deixe o seu comentário

Pesquise aqui o seu futuro carro usado

Toyota Yaris 1.5 híbrido. Espécie evoluída
Nissan Juke 1.0 DIG-T N-Design: Perfil ganhador