A BMW foi alvo de um ataque de hackers pertencentes ao grupo vienamita OceanLotus com o objetivo de tentar “roubar” dados e informações comerciais.
Segundo Bayerischer Rundfunk, o ataque iniciou-se na primavera, utilizando para isso uma ferramenta chamada Cobalt Strike com o objetivo de reunir informações confidenciais.
O ataque foi descoberto pela BMW, que passou meses a monitorizar os passos dos hackers antes de interromper o acesso neste mês de dezembro. Um especialista em segurança garantiu que os hackers não conguiram informações confidenciais.
"Implementamos estruturas e processos que minimizam o risco de acesso externo não autorizado aos nossos sistemas e que nos permitem detetar, reconstruir e recuperar rapidamente em caso de incidente", explicou um especialista em segurança da BMW.
Veja ainda:
- Série 1 de tração dianteira permitirá à BMW poupar 660 euros por carro
- Revelado. Aqui está o novo BMW Série 1
A mesma fonte aponta que este ataque chega numa altura em que o Vietname se encontra a colaborar com a BMW como fornecedor, com muitos a apontarem que o grupo OceanLotus terá agido com apoio do governo do país de modo a deixar de depender da colaboração com a marca alemã e acelerar o lançamento da sua própria fabricante.
Também a Hyundai terá sido de um ataque semelhante, do qual pouco se sabe, desconhecendo-se de outros construtores tenham sido alvo de ataque por parte do mesmo grupo.
Deixe o seu comentário