Nissan Portugal esclarece polémica com bateria de Leaf

Nissan anunciou um novo preço de substituição integral da bateria: 7000 euros mais IVA e instalação

0 aos 100 28/10/2019 Noticias

A Nissan Portugal já reagiu à polémica que envolve o valor de substituição de bateria do elétrico Leaf.

Em comunicado, a Nissan garante que a necessidade de substituição da bateria é uma situação rara, sendo que "o pequeno número de substituições de baterias que ocorreram até ao momento foram maioritariamente relacionadas com reparações na sequência de colisões".

Em relação ao orçamento que apresentava um custo total de cerca de 30 mil euros para a substituição de uma bateria de 30 kWh de um Leaf, a marca japonesa anunciou que vai retomar um valor semelhante ao que praticava antes do referido aumento.

Assim, segundo o comunicado, a partir de 4 de novembro deste ano, o preço para substituir integralmente a bateria de um Nissan LEAF será de 7000 euros, valor a que acresce IVA e o custo da instalação.

Comunicado

Tal como o motor é o órgão central num veículo a combustão, a bateria está no coração de um automóvel elétrico e é, portanto, um componente significativo do Nissan LEAF.

Mais de 140 mil Nissan LEAF foram vendidos na Europa desde o seu lançamento em 2010 e a bateria da Nissan provou ser extremamente durável, não havendo registo até hoje de qualquer incidente crítico envolvendo a bateria.

A vasta maioria – 99,5% – dos veículos elétricos Nissan mantém a sua bateria original.

O pequeno número de substituições de baterias que ocorreram até ao momento foram maioritariamente relacionadas com reparações na sequência de colisões.

Os Nissan LEAF vendidos atualmente na Europa possuem uma garantia de capacidade de bateria das mais abrangentes do sector, de 8 anos ou 160.000 km, com um número de reclamações dentro da garantia extremamente baixo.

A Nissan em Portugal apenas tem conhecimento de 1 cliente que pretende efetuar a substituição integral da bateria fora da garantia em 2019.

Em Portugal circulam atualmente mais de 4.200 Nissan LEAF e eNV200, sendo o Nissan LEAF líder de vendas no mercado nacional.

Ao longo destes 9 anos os nossos clientes têm tecido muitos elogios em relação ao desempenho e durabilidade da bateria, e não é expectável que tenham necessidade de substituir as baterias durante a vida útil dos seus LEAF e e-NV200.

As baterias são constituídas por 48 módulos que podem ser substituídos unitariamente, evitando assim a substituição integral da bateria.

A Nissan é a única marca em Portugal a possuir centros próprios de reparação de baterias.

Neste momento existem dois centros de reparação que servem toda a rede de concessionários Nissan.

Em breve existirão mais centros de reparação em território nacional.

Caso exista a necessidade extraordinária de substituição integral da bateria fora da garantia, o preço fixado pela Nissan a partir de dia 04 de Novembro de 2019, é de 7.000 euros + custos de instalação (+ IVA).

Veja ainda:

Deixe o seu comentário

Pesquise aqui o seu futuro carro usado

DS 3 Crossback BlueHDi 100. A virtude de ser diferente
Ensaio ao Renault Clio RS Line TCe 130 EDC: Faceta desportiva